Pra Vida - Acic foi parceira de Seminário que discutiu Novo Código Ambiental
Acic foi parceira de Seminário que discutiu Novo Código Ambiental
Presidente Renato Westphal representou a Acic. Evento contou com a presença de diversos associados.

A Associação Empresarial de Curitibanos (ACIC), foi parceira da Regional Centro-Norte da FIESC, na realização, no dia 25 de julho em Curitibanos, do bate papo sobre o Novo Código do Meio Ambiente. O evento teve ainda a parceria do Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos (SIFC), da Prefeitura de Curitibanos, CREA-SC e ACEA. Um grande público acompanhou o repasse de informações no auditório da Secretaria de Educação do município.

A solenidade de abertura foi conduzida pelo gerente executivo SESI, SENAI e IEL Daniel Tenconi. Fizeram uso da palestra, o vice-Presidente da FIESC para a região Centro-Norte, Leonir Antônio Tesser, prefeito de Curitibanos Kleberson Luciano Lima e o presidente do SIFC, Luiz Fernando Brocardo.

A explanação inicial foi conduzida pelo professor Carlos Kreuz, ex-Presidente do IMA, que vivenciou todo o processo de construção do Novo Código Ambiental. Na sequência, o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Daniel Vinicius Netto, reforçou mais detalhes do novo código e sanou dúvidas dos participantes.

Daniel Vinicíus afirmou que o novo código favorece o desenvolvimento do Estado. “Isso vai impactar de forma direta nas ações ambientais, tornando mais eficiente, simplificado e menos burocrático o processo. Haverá também um ganho de tempo, sem perder qualidade, sem descumprir legislação e sem abrir mão dos controles ambientais. O aprimoramento da legislação traz avanços em várias áreas, como fiscalização das atividades, alterações na área de supressão de vegetação e gestão de resíduos. O setor produtivo vai sair ganhando, assim como o setor público”, destacou.

Seis eventos para informar sobre o Novo Código

Foram realizados seis encontros, com a discussão do Novo Código, nos municípios de Fraiburgo, Videira, Caçador, Porto União, Canoinhas e em Curitibanos.

Daniel Tenconi destacou que a Federação das Indústrias também atua na discussão, encaminhamento e acompanhamento de assuntos relacionados ao meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável das indústrias. Ele agradeceu a parceria dos municípios, dos Sindicatos e Associações Empresariais e outros apoiadores que contribuíram para o sucesso dos eventos.

O vice-presidente da FIESC, Leonir Tesser agradeceu todos os parceiros e apoiadores dos eventos, além da equipe da FIESC pelo trabalho em todas as edições. Tesser agradeceu ainda o trabalho e a disponibilidade do presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto e do professor Carlos Kreuz no repasse de informações nas seis edições do evento, tirando dúvidas dos participantes. “É uma ação de grande importância, é preciso levar a informação e orientar da forma correta as empresas e os profissionais. Nosso objetivo é prestar esclarecimentos e assim, fortalecer a representatividade e o desenvolvimento da indústria”, declarou.

Saiba mais
O novo Código Estadual do Meio Ambiente foi sancionado dia 27 de janeiro deste ano. As alterações incorporadas ao Código, que passou a vigorar em 2009, visam sobretudo adaptar a legislação estadual às normativas federais e incorporar inovações surgidas no decorrer dos últimos anos, desburocratizando e dando mais agilidade ao licenciamento ambiental.

Assessoria Imprensa FIESC

polo-araucaria-promove-1º-inova-chopp
Polo Araucária promove 1º Inova Chopp

presidente-da-acic-participa-de-reuniao-com-gerente-da-sicredi