Acontece na próxima semana, dias 25 e 26 de setembro, a terceira edição do Seminário Conexão Contestado. O evento regional de Empreendedorismo e Inovação é promovido pelo Polo Araucária, em parceira com a Acic, UNC, UFSC e Programa Elo.
Serão dois dias com uma programação que tem por objetivo incentivar a cultura de inovação e empreendedorismo, instigando as pessoas a refletirem sobre ideias que possam solucionar problemas do cotidiano para gerar novos empreendimentos ou melhoria de processos, mostrando caminhos que os levem a serem implementados.
Este ano a programação estará dividida em dois momentos, além do seminário que acontecerá nos dois dias das 19h às 22h no auditório do campus da UFSC/Curitibanos, o Ginásio da Escola de Educação Básica Casemiro de Abreu receberá, no dia 25, a 2ª Feira Científica do Conhecimento e o 2º Hackathon do Contestado, eventos que irão propor uma maratona de inovação em que alunos utilizarão as salas makers para desenvolver soluções criativas para problemas enfrentados por empresas e comunidades.
“Nós do Polo Tecnológico Araucária estamos mais uma vez realizando o Conexão Contestado que é uma ferramenta que vem abrir novos horizontes, possibilitando a oportunidade para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a inovação, sobre empreendedorismo, sobre tecnologia na área de empreendedor. Esse terceiro evento, ele tem algumas novidades, como a Feira e o Hackathon, no intuito de incentivar também os estudantes a ingressarem no mundo da inovação e tecnologia. Estamos contentes com o trabalho que estamos conseguindo realizar em tão pouco tempo de Polo Araucária. Já temos quatro empresas incubadas, projetos encaminhados junto a Fapesc e Sebrae, enfim, atividades constantes que mostram o interesse de nossa população em tirar a ideia do papel, e este é o nosso propósito. Se você tem uma ideia, junte-se a nós, e o Conexão Contestado é um bom momento para dar esse start”, comentou o presidente do Polo Tecnológico Araucária, Renato Westphal.
Este ano o seminário também irá trazer palestras voltadas à agricultura familiar, abordando tecnologias desenvolvidas especificamente para o setor que é muito forte na região.
Para o coordenador do Polo Tecnológico, Celso Mitsuo Fujiwara, o evento deste ano será muito especial, pois além de palestras e mesa-redonda, a 2ª Feira Científica irá apresentar 25 experimentos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio, demonstrando protótipos e inovações criadas por eles.
O evento é totalmente gratuito e aberto a toda comunidade.
PROGRAMAÇÃO
Dia 25 – Auditório UFSC
19h Abertura Oficial
19:30-22:00
MESA REDONDA: “A importância das politicas públicas de inovação para o interior de Santa Catarina”
Mediador: Estevan Felipe Pizarro Munoz
Palestrantes: Valesk Daniela Tratsk – Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc e Juliana de Souza Corrêa – Diretora de Inovação da Sinova (UFSC).
Dia 26 – Ginásio da Escola Casimiro de Abreu
Horário: 8:30 -12:00 e das 13:30 - 17:00
2ª Feira Científica do Conhecimento e
2º Hackathon do Contestado
19:00 – 22:00 – Auditório UFSC
CASES DE PROJETOS INOVADORES
Mediador: Amarildo Niles
Palestrantes: Juliana de Oliveira – Fundadora da Pelletize; Patricia Maria O. Pierre – Co-Fundadora da Pollis e Mayara Juline Gonçalves – Diretora Executiva da Plant Colab
|