A Associação Empresarial de Curitibanos (Acic), o Polo Tecnológico Araucária e a Associação dos municípios da região do Contestado (Amurc), estiveram representados na assinatura do Tratado da Inovação Catarinense, que aconteceu na segunda-feira (17), em Florianópolis. A comitiva curitibanense foi composta por Renato Westphal (Presidente da Acic e do Polo), Salézio Souza (vice-presidente Polo), Celso Mitsuo Fujiwara (Coordenador Executivo do Polo) e Roberto Molin de Almeida (Secretário Executivo da Amurc).
Recentemente Curitibanos foi oficializado como sede de um dos Centros de Inovação instituídos pelo governo catarinense, e que terá atuação nos cinco municípios da Amurc.
O evento na capital catarinense foi promovido por meio do programa SC Mais Inovação, executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), em parceria com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
“Participamos deste importante momento para a inovação tecnológica de Santa Catarina. Curitibanos então estará integrado através da AMURC e do polo Tecnológico Araucária. Este Tratado vai nos orientar na alteração da nossa lei de inovação já existente no município. Vamos nos adaptar a nova lei e com isso, também, dar oportunidade para novos empreendedores a terem linhas de crédito e acesso ao fomento para novas empresas, novos negócios e a transformação de ações inovadoras nas empresas, isso por meio do BNDES e da FAPESC. Curitibanos foi um dos escolhidos para ser um Centro de Inovação, através do SC Mais Inovação, e esta oficialização deve ocorrer nos próximos dias com a assinatura do contrato que irá permitir que trabalhemos em conjunto em todo o estado de Santa Catarina”, destacou Presidente da Acic e do Polo Araucária, Renato Westphal.
O Tratado que tem por objetivo incentivar a inovação em todos os municípios do estado, foi assinado pelo governador Jorginho Mello, em cerimônia que reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários, reitores e lideranças de todas as regiões no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).
“Já temos 15 Centros de Inovação que ajudam a desenvolver o setor de tecnologia em todas regiões do nosso estado. E agora a nossa meta é fazer com que Santa Catarina seja o primeiro estado do Brasil com 100% dos municípios tendo leis próprias para incentivarmos ainda mais a inovação nas nossas cidades”, afirmou o governador.
O tratado estabelece um alinhamento entre Estado e municípios para fortalecer o ecossistema de inovação e atrair investimentos. Com o documento, os municípios assumem o compromisso de encaminhar às suas câmaras de vereadores projetos de atualização das legislações locais, alinhando-se às diretrizes estaduais de fomento à inovação e ao desenvolvimento sustentável.
“Com o Tratado da Inovação Catarinense unimos forças para transformar municípios por meio da inovação. Com uma legislação que facilita a criação de cidades inteligentes, abrimos caminho para novos investimentos e soluções que realmente impactam a vida das pessoas”, evidenciou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.
Entre os principais anúncios do evento, destacam-se:
- Apresentação de novas legislações e parcerias: medidas para desburocratizar processos, incentivar parcerias público-privadas e ampliar a conectividade com a tecnologia 5G foram detalhadas pela equipe da SCTI.
- Lançamento da plataforma iCatarina: a ferramenta digital foi apresentada como um ambiente virtual integrado, que reunirá dados estratégicos, oportunidades, indicadores e boas práticas, permitindo que os gestores públicos tomem decisões com base em inteligência analítica.
- Guia Interativo dos Municípios Catarinenses: também foi lançado o guia digital que trará informações detalhadas sobre os municípios do estado, facilitando o acesso a dados socioeconômicos, infraestrutura, vocações regionais e projetos em andamento.
- Programa Pronampe Inovação: outra novidade foi o anúncio do Pronampe Inovação, voltado ao financiamento de pequenos negócios inovadores. A iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo local e impulsionar startups e empresas de base tecnológica.
- Parceria entre BRDE e SC Mais Inovação: o evento também marcou a assinatura da parceria estratégica com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que atuará como agente financeiro para fomentar projetos inovadores nos municípios catarinenses.
Acic/ASCOM | SCTI |