Pra Vida - Assessoria de Comunicação da FACISC
Assessoria de Comunicação da FACISC
Carros são inspecionados gratuitamente em Santa Catarina.

Inspeção Veicular Gratuita acontece dia 20 de setembro em 24 cidades

Os motoristas catarinenses terão uma força a mais no cuidado com seus carros no sábado, 20 de setembro. Em 24 cidades do Estado vai acontecer a Inspeção Veicular Gratuita (IVG), um evento que incentiva o cuidado e a manutenção preventiva dos veículos.

Inspecionar gratuitamente as condições dos veículos automotores e oferecer um diagnóstico aos seus proprietários são os objetivos da IVG, um evento do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA). Os núcleos de automecânicas locais e o NEA montarão uma linha de inspeção em um local público e de fácil acesso em cada um dos 24 municípios catarinenses. Nessas linhas, os veículos serão inspecionados conforme uma lista de 20 itens. Ao final, o condutor receberá um diagnóstico do seu veículo. Além disso, serão realizadas ações educativas com outros participantes do evento. A IVG acontece em Santa Catarina desde 1998. Foram realizadas uma média de 22 inspeções por ano e cerca de 40 mil carros foram examinados neste período.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), o número de veículos em agosto de 2008 era de 2.863.025. Em agosto de 2007 eram 2.615.567 no Estado. São 247.458 carros a mais rodando nas ruas. Um aumento de 9% na frota. Para o coordenador estadual do NEA, Nereu da Silva Neto, esse número reflete em vários aspectos sociais que merecem atenção especial da sociedade: poluição, degradação ambiental e violência no trânsito.

Dados fornecidos pela Policia Rodoviária Estadual também assustam. Em 2007 foram 9.629 acidentes, 16.239 carros envolvidos, 6.501 feridos e 276 mortos nas rodovias catarinenses. De janeiro a julho de 2008, foram 5.722 acidentes, 9.761 carros envolvidos, 3.447 feridos e 176 mortos.  Através da IVG, o NEA pretende deflagrar ações que contribuam para reduzir os impactos que os automóveis causam na sociedade. “A manutenção preventiva dos veículos, além de prevenir acidentes, gera menor consumo de combustíveis e, conseqüentemente, menor índice de poluição do meio ambiente”, explica Nereu.

A iniciativa vem alcançando resultados positivos tanto para o consumidor quanto para os mecânicos e para os fornecedores. “Os benefícios trazidos pela Inspeção Veicular são inúmeros. Além da redução no número de acidentes, também há uma diminuição da poluição urbana, economia de combustível e, principalmente, redução, de maneira significativa, do tempo gasto nos congestionamentos das grandes cidades, muitas vezes causados pela falta de manutenção dos veículos”, garante Nereu.

Em 2007 as inspeções não aconteciam todas no mesmo dia, eram eventos separados, cada um em uma data. Foram realizadas 19 eventos em 19 municípios, foram analisados cerca de 200 veículos por inspeção, quase 4 mil veículos inspecionados.

Nereu explica que o programa incentiva os clientes que participaram a voltarem para corrigir os defeitos dos seus veículos nas empresas participantes. “Serve como uma escola porque, a partir da inspeção, a maioria das automecânicas que fazem parte do núcleo implanta a inspeção na sua rotina da suas empresas”, explica.

Com o resultado das inspeções foi possível fazer um balanço dos principais problemas nos carros da frota de Santa Catarina.

Confira os números:

Correias 27,2%

Arrefecimento 21,5%

Amortecedores 19,9%

Pneus 16,1%

Freios 13,6%

Rolamentos 13%

Escapamentos 12,3%

Faróis e Lanternas 11,9%

Análise de Gases 10%

Embreagem 8,3%

Sistema elétrico 5,2%

Serviço:

O que: Inspeção Veicular Gratuita

Quando: 20/09/2008 – sábado

Horário: Das 9 às 17h

Onde: 24 cidades

LOCAIS:

1.Balneário Camboriú / Rua 902 nº. 530 – Centro – Sede da CDL

2.Caçador / Avenida Barão do Rio Branco ao lado da Praça Nossa Senhora Aparecida

3.Campos Novos / Praça Arlindo Bess - Em frente a Rodoviária Municipal

4.Canoinhas / Rua Vidal Ramos, em frente a Praça Lauro Muller - Canoinhas/SC.

5.Capinzal/Ouro / Rod. SC 458 - Nossa Senhora da Saúde – Ouro - Centro de Eventos de Caravággio.

6.Chapecó / Rua Marechal Floriano Peixoto em frente à Igreja Catedral.

7.Criciúma / Avenida Centenário, 6050 -  Próspera - Pátio da Rádio Hulha Negra.

8.Curitibanos / Cel.Vidal Ramos – Pátio do Terminal Urbano – Antiga Rodoviária

9.Itaiópolis / Rua Das Flores, 338 - Centro/Itaiópolis - Na rua ao lado da Rodoviária de Itaiópolis.

10.Itajaí / Av. Ministro Victor Konder (Beira Rio) em frente a Praça da Pipa

11.Jaraguá do Sul / Rua Octaviano Lombardi, 100 – Pátio da ACIJS - Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.

12.Joaçaba / Avenida XV de Novembro – Próximo ao HEMOSC.

13.Lages / Praça Erasmo Furtado, B. Sagrado Coração de Jesus - estacionamento do Ginásio Ivo da Silveira

14.Mafra / Rua Dr Mathias Piechnick- Centro - Mafra

15.Maravilha / Avenida Euclides da Cunha, em frente a Prefeitura Municipal

16.Palhoça / Praça Central da Palhoça – Rua Coberta

17.Rio do Sul / Calçadão Osny José Gonçalves - Centro - Rio do Sul

18.Rio Negrinho / Pavilhão dos Imigrantes, Centro, Rio Negrinho.

19.São Miguel do Oeste / Rua duque de Caxias em frente a Igreja Matriz

20.Saudades / Rua Duque de Caxias ao lado da Praça Central  - Saudades.

21.Timbó / Rua Gustavo Piske S/N, Padre Martinho Stein  - Complexo Esportivo

22.Tubarão / BR 101 Km 335 – Humaitá - Ciauto Inspeção Veícular

23.Videira / Largo da Prefeitura Municipal, na  Rua Manuel Roque.

24.Xanxerê / Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, (Parque da FEMI) –  BR 282 km 507 acesso a Rodovia SC 480  KM 94

Assessoria de Comunicação da FACISC