Pra Vida - Secretário Buligon apresenta crescimento catarinense durante a pandemia em reunião de diretoria da Facisc

Luciano Buligon, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, apresentou números positivos sobre a economia catarinense após 14 meses dentro de um processo de pandemia durante a Reunião de Diretoria da Facisc nesta quinta-feira, 15/4. Segundo o secretário, número e convicções revelam que Santa Catarina está em outro patamar. O catarinense tem a capacidade de transformar episódios desafiadores e traumáticos em episódios de aprendizado e resiliência. “Vamos superar mais uma vez”.

Segundo secretário a prospecção no PIB catarinense é a menor retração do País. O PIB de 2020 de – 0,9 enquanto para o mundo é – 0,5% e para o país -0,45. “Países da Europa com grande crescimento tem dados de retração muito maiores que os dados catarinenses”. Os dados de geração de emprego mostram 1% do território brasileiro, que é Santa Catarina, gerou 40% das vagas do País. E os outros 99% geraram os 60% das vagas. Buligon gerou em 2020 53 mil novas vagas novas, e até agora este ano são 60 mil vagas novas. O secretário também falou sobre os investimentos no Estado e os dados que comprovam as boas projeções para o desenvolvimento em Santa Catarina.

“Tudo que não te mata te fortalece”, fazendo uma alusão à fala da sua avó e falando do crescimento catarinense. “É um ambiente de tristeza e mortes, somos solidários, mas temos que fazer com que nossa capacidade sair mais fortes das tragédias nos faça ainda mais fortes. Somos catarinenses de valor e honramos a terra onde vivemos e não podemos nos entregarmos ao pessimismo”, falou positivamente. O secretário falou que foram investidos mais de 1,5 milhões no MasterPlan do Estado. O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, completou a mensagem de positivismo e disse que depois que a pandemia passar ninguém segurará Santa Catarina.

Os dados comentados pelo secretário estão link do Boletim Econômico, disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico: https://sde.sc.gov.br/index.php/biblioteca/boletim/boletim-2021-1

Pensando Facisc 2032

Sérgio Alves lançou o compromisso de se pensar a longo prazo, o Facisc 2032. “A ideia é um compromisso muito sério desta diretoria, de se levantar as bandeiras e planejar a longo prazo, para a Facisc ter um caminho de perenidade”. Uma das ferramentas utilizadas são as plataformas de ação que já conduzem as ações da atual diretoria e deixarão um legado. Todos os diretores que são líderes nas plataformas apresentaram as ações que estão encaminhadas de cada grupo.
O presidente também fez um relato de todas as atividades realizadas pela diretoria da Facisc em todas as regionais e ações de representatividade junto às autoridades e poderes constituídos. Com destaque para atuação junto às associações do Grande Oeste pela privatização do Porto Seco de Dionísio Cerqueira, pela ponte que ligará o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o Aeroporto de Navegantes.

Por FACISC