O presidente da Acic Amarildo Niles, acompanhado da integrante do Conselho Superior Irene Pivetta Sonda e da secretária executiva Ana Carolina Martarello Krützmann, participou da última plenária regional do Meio-Oeste promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) em 2025. O encontro aconteceu na terça-feira (14/10), em Fraiburgo e teve como foco a temática da habitação e contou com a participação da secretária de Estado da Habitação, Adeliana Dal Pont.
Durante o evento, foi apresentado o projeto Casa Catarina, iniciativa do Governo do Estado voltada à redução do déficit habitacional em Santa Catarina. A secretária abriu os trabalhos detalhando os principais indicadores do setor e as ações desenvolvidas pela pasta. Ela destacou a relação direta entre a escassez de mão de obra e a falta de moradias.
“Esses encontros sempre são produtivos, pois além de pautar assuntos do dia a dia de nossas associações, agora estamos recebendo lideranças públicas que nos atualizam sobre ações que estão acontecendo em Santa Catarina e que por consequência, nos proporciona um contato mais direto para reivindicarmos melhorias e projetos para nossa região, no encontro em Fraiburgo, por exemplo, tivemos a oportunidade de saber mais sobre as ações que o governo do estado está fazendo na área da habitação, com a presença da Secretária de Estado da pasta. A questão da habitação também é uma preocupação do setor empresarial e a Federação está trabalhando para promover o bem-estar de nossos colaboradores, abordando essa situação. Além desse tema, também tratamos do novo projeto da Voz Única, no qual trabalharemos com toda a região do Meio-Oeste. Analisaremos nossas necessidades e demandas, o que já foi realizado desde a eleição do governo atual, há três anos, e o que será reivindicado novamente, incluindo o que não foi concretizado. Além disso, faremos sugestões de novas ações, como em infraestrutura, moradia, saúde e educação. Cada regional apresentará ao governo estadual suas necessidades e o que é essencial para o desenvolvimento da produção”, destacou Niles.
A plenária foi conduzida pelo vice-presidente regional Meio-Oeste da Facisc, Eliandro Pazin, e reuniu diversas lideranças empresariais e políticas. Estiveram presentes o presidente da Facisc, Elson Otto, os diretores Jeferson Argenton e Amarildo Niles, além do prefeito de Fraiburgo, Wilson Ribeiro Cardoso Junior, e representantes de entidades associativas de toda a região meio-oeste
Durante a plenária, os participantes puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões relacionadas a área habitacional, bem como debater outro relevante projeto para o Estado: o Voz Única, que consolida as principais demandas das regiões catarinenses.
O presidente da Facisc ressaltou a importância do alinhamento estratégico das pautas para os próximos anos: “2026 será um ano de eleições estaduais e federais, e ter pleitos bem definidos é fundamental para garantir que o desenvolvimento do Estado continue avançando”, afirmou Elson Otto.
Por ACIAF/ACIC |