Pra Vida - MEIs devem ficar atentos para prazo final da Declaração Anual.
MEIs devem ficar atentos para prazo final da Declaração Anual.
Consultoria do Sebrae estará em Curitibanos por dois dias neste mês para auxiliar MEIs.

Maio é o mês que reserva uma das principais obrigações dos microempreendedores individuais (MEIs).

Até o dia 31 deve ser realizada a Declaração do MEI referente ao ano anterior, neste caso de 2020. A prestação de contas do seu faturamento pode ser realizada pelo próprio microempreendedor, por um contador e também pelo SEBRAE.

O SEBRAE realiza o serviço de maneira gratuita. Em Curitibanos, embora o órgão não tenha unidade fixa, uma parceria com a ACIC possibilita consultoria mensal no município. Para este mês de maio, tendo em vista o prazo final da declaração, o serviço será prestado em duas oportunidades. O consultor estará atendendo na sede da Associação Empresarial nos dias 11 e 25. Os interessados deverão agendar horário pelo telefone/watts da ACIC: 3245-1142.

Quem deixar de fazer a declaração, terá aplicado uma multa, fica impedido de emitir o DAS mensal e, por isso, não conseguirá pagar os impostos referentes à categoria, como o INSS, ISS e ICMS.

Além da inadimplência, o MEI irregular também perde benefício como a possibilidade de emitir notas fiscais, além de contratar um funcionário e ter acesso à aposentadoria, auxílios e pensão paga pela Previdência Social.