Pra Vida - Feirão do Imposto 2021 será on-line
Feirão do Imposto 2021 será on-line

O próximo sábado, 22/05/21, está marcado como do Dia D do tradicional Feirão do Imposto, e Santa Catarina, estado berço da ação, realizará atividades em diversos municípios.

Segundo o diretor de assuntos tributários do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de SC (Cejesc), entidade que organiza a ação juntos com os núcleos de jovens empresários das associações empresariais, Gustavo Antunes Batista, a finalidade do feirão é trazer conscientização, mostrar que a população está atenta a carga tributária.

Entre pilares do feirão deste ano, que recebe o título “Pra Ser Justo”, estão: o combate a desigualdade, a geração de empregos e o empreendedorismo, o crescimento econômico e a competitividade.

O projeto existe desde 2002 e busca, de maneira didática, mostrar ao consumidor o quanto paga em impostos e o quanto disso é destinado e bem empregado em ações para benefício público. “Esse ano as maiores ações tem como pilar apoiar a Reforma Tributária, de tal forma os núcleos estão publicando como é complexo e onerosa a nossa carga tributária”, explica Gustavo.

Em função da pandemia do novo coronavírus, as atividades serão realizadas on-line.

Feirão do Imposto

Criado em 2002, o projeto foi uma iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores de Joinville/SC. Devido a relevância do projeto, a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) passou a capitanear o Feirão do Imposto visando um maior alcance do mesmo.

Até o ano de 2015 a CONAJE realizava, além do Feirão do Imposto, o Dia de Liberdade de Impostos. Os projetos foram unificados com o objetivo de concentrar esforços numa única ação com o mesmo foco, escolhendo o mês de maio para realização da ação, devido ao Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte.

A cada edição, o Feirão tem um tema como foco principal, além de ter na sua essência a disseminação da informação tributária de forma simplificada à população, trazendo luz a alta carga tributária que contribuintes e empresas pagam, permitindo que sejam mais exigentes quanto ao retorno dos impostos pagos.

Via FACISC