Pra Vida - 1° Encontro Nacional de Núcleos de Automecânicas, 15° Encontro Estadual de Automecânicas de SC e Feira Automotiva 2010
O 1° Encontro Nacional de Núcleos de Automecânicas.

03/08/2010

O 1º Encontro Nacional de Núcleos de Automecânicas, o 15º Encontro Estadual de Automecânicas e a Feira Automotiva encerram no dia 31/07/2010 com chave de ouro. Mais de 1 mil pessoas participaram dos eventos, que iniciaram no dia 29 com a abertura da Feira, continuaram no dia 30 com o Encontro Nacional e no dia 31 com o Encontro Estadual.

Empresários do setor automecânico que participam com exposição na Feira terminaram o evento contentes com o aumento no volume de negócios gerados.

A Feira Automotiva este ano triplicou de tamanho. Em 2009, o evento aconteceu em Balneário Camboriú e contou com 20 expositores. Nesta edição o evento aconteceu no Centrosul em Florianópolis, e contou com 68 estandes.

Estiveram presentes no evento empresários de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio de Janeiro e Santa Catarina,

A ACIC – Associação Empresarial de Curitibanos, juntamente com a sua Consultora, Andréia Petri, e com o apoio do SEBRAE e da CJ Autopeças, organizaram caravana com participantes das Automecânicas do Núcleo de Curitibanos no dia 31/07, para prestigiar o evento.

Ao todo foram 16 caravanas que juntas somaram mais de 1 mil participantes.

Empreendedores

A programação da sexta-feira, 31/7, esteve voltada para a formação daqueles que comandam as automecânicas, ou seja, os donos das oficinas mecânicas. Cerca de 200 empreendedores participaram da solenidade de abertura, que também contou com a presença de autoridades.

Participaram da solenidade o presidente da FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, Alaor Tissot, o vice-presidente da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Luiz Carlos Furtado Neves, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, o presidente do Conarem  - Conselho Nacional de Retíficas de Motores, José Arnaldo Laguna, o superintendente do Sebrae-SC, Carlos Guilherme Zigelli, entre outros.

Na parte da tarde, os impactos ambientais gerados pelas empresas de reparação automotiva foi o tema da palestra do presidente do Conarem - Conselho Nacional de Retíficas de Motores, José Arnaldo Laguna. O desenvolvimento de núcleos setoriais de automecânicas também foi assunto do painel que contou com o coordenador estadual do Programa Empreender pela FACISC, Osmar Vicentin como moderador, e empresários de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins. O dia encerrou com uma palestra motivacional com o distribuidor da Texaco, Roberto Bueno.

Capacitação Técnica

No sábado, o evento foi voltado para colaboradores das empresas automecânicas e por isso contou com uma programação mais técnica. As palestras abordaram temas como: Gestão de Resíduos e Legislação Ambiental, sistemas de freios, assuntos administrativos, sistema Common Rail, tratamento de resíduos, ar condicionado, sistema de arrefecimento, entre outros.

A abertura aconteceu com a Cia de Teatro Seu Chico. A apresentação abordou a questão do atendimento ao cliente através de uma peça de teatro. O evento encerrou com a palestra Sipaneja com os palestrantes Chorãozinho e Xereréu. Direcionada exclusivamente à Sipat, aborda na mesma palestra, os temas prevenção de acidentes no trabalho, segurança e saúde do trabalhador, alcoolismo, DST, Aids, Lixo, e qualidade de vida. Com uma linguagem simples, a palestra mistura a fala e a música, e interage com o público através de seus personagens descontraídos e bem humorados.

NEA

O Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA-SC) reúne cerca de 400 empresas ligadas a 31 núcleos setoriais no Estado em 64 municípios catarinenses. Estes núcleos fazem parte do Programa Empreender desenvolvido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e pelo Sebrae-SC.

Subdividido em 5 frentes de trabalho (mecânica pesada, mecânica leve, mecânica agrícola, setor elétrico, chapeação/pintura) o NEA congrega empresas catarinenses. Os empreendimentos automotivos ligados ao núcleo estadual oferecem uma série de vantagens para os clientes, como por exemplo, a garantia estadualizada. Esta área oportuniza atender o cliente em oficinas situadas fora de sua região domiciliar

Através do NEA, Santa Catarina vem demonstrando todo seu potencial junto ao setor de mecânica automotiva. Afinal, são 15 anos atuando na organização, gestão e execução de projetos ligados ao pólo automotivo catarinense.

Fonte: www.facisc.com.br