Pra Vida - Vice Presidente da Acic participa de Reunião da regional Meio Oeste
Vice Presidente da Acic participa de Reunião da regional Meio Oeste

A Associação Empresarial de Curitibanos (Acic), esteve representada pelo seu vice-presidente comercial Lucas Fernando Martins na Reunião Plenária da Regional Meio Oeste, realizada no dia 05/11 na cidade de Fraiburgo. O evento reuniu presencialmente os presidentes e representantes das associações empresariais da região e integrou a programação da ExpoAciaf. Que aconteceu de 5 a 7 de novembro.

O encontro foi prestigiado também pelo presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, que fez um balanço deste primeiro ano de gestão. “Temos vários desafios tanto para este ano ainda e para 2022. Este foi o ano do nosso cinquentenário. Estamos lançando ainda este mês a FaciscCred, que dá a possibilidade para as associações oferecerem recursos financeiros aos seus associados”. Ele destacou a nova estruturação do Empreender, o Programa DEL e as plataformas de integração da Federação.

Programa Gente Catarina

O evento contou com a participação do assessor especial do gabinete da chefia do Executivo e coordenador do programa Gente Catarina, Frederick Rambusch. O Programa Gente consiste na atuação integrada de diversos órgãos estaduais para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios, que representam 1/3 das cidades de SC, e que apresentam os menores indicadores. As ações serão focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte precoce.

Construir soluções com ações integradas é o foco principal do Gente Catarina. Para isso, programas previamente existentes, abrangendo as áreas da Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e Econômico, serão fomentados por meio de aportes financeiros, promovendo melhores resultados no enfrentamento das causas que impactam no baixo IDH nos municípios-alvo.

Os planos de ação estão divididos em cinco áreas, conforme seus objetivos: Fortalecimento da Atenção Primária da Saúde – APS; Empoderamento da Comunidade Escolar; Monitoramento da Violação de Direitos; Mapeamento de Vocações; Agenda de Desenvolvimento Regional.

Programa Empreender

A consultora do Programa Empreender, Eliane Lopes, explicou a infraestrutura do Programa na região. Gestão de dados, metodologia, o programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), Programa Brasil Mais, Semana dos Núcleos que deram suporte aos nucleados e visibilidade para o trabalho realizado na região.  “São 62 núcleos na região, 713 empresários nucleados em 11 associações empresariais”, detalhou Eliane. Ela também explicou que através do PAN foram investidos mais de R$ 480 mil diretamente nas empresas que fazem parte dos núcleos.

Soluções Empresariais

Léo C Wordell apresentou o crescimento das soluções empresariais no Sistema Facisc. A Regional Meio Oeste vem se destacando pelo crescimento mensal da arrecadação das soluções. Em relação ao ano de pandemia, a regional cresceu cerca de 10%. Este ano foi criado o Grupo de Trabalho das Soluções. “Foi realizado um trabalho de imersão junto às ACIs para levar informações e nortear as ações junto às equipes das associações”, explicou. Ele também apresentou as novidades em relação às Soluções, como a criação do Cartão Digital, pagamento via QR Code, novo app, plataforma de negócios. Uma das missões da gestão do presidente Sérgio é criar novas soluções para as associações atender seus associados e por isso a equipe está dedicada a este desafio. Uma das últimas soluções criadas foi a Consulta Veicular.

Informações ACIAF