Pra Vida - ACIC participa de Workshop voltado para núcleos empresariais
ACIC participa de Workshop voltado para núcleos empresariais

A Associação Empresarial de Curitibanos (ACIC) participou nesta terça-feira (26), em Caçador, do Workshop para coordenadores e vice coordenadores de núcleos das Associações Empresariais da regional Meio Oeste. O evento foi promovido pela Facisc e Sebrae. Cerca de 60 nucleados participaram de oficinas, assistiram a cases de sucesso, trocaram informações sobre as ações dos núcleos com os quais atuam, e falaram sobre associativismo.

Representaram Curitibanos a Consultora dos Núcleos Carol Cruz, a Coordenadora do Núcleo Jovem Empreendedor Morgana Gatner e o vice coordenador do Núcleo de Cooperativas Joel Marcos Vanassi.

"O Workshop de Coordenadores reuniu consultores e coordenadores da regional Meio Oeste, proporcionando uma troca de experiências e práticas aplicadas entre os municípios, afim de serem replicadas nos núcleos locais. Ampliar esse horizonte é enriquecedor para o desenvolvimento pessoal e consequentemente a gestão dos núcleos e aos negócios dos Nucleados. Aplicar o associatismo é buscar por soluções em conjunto", comentou Carol.

A oficina que tomou conta da manhã de trabalhos, foi conduzida pelo professor e consultor Diego Piovesan Medeiros, que tratou do tema “Propósito e valores para os núcleos”. “Passamos a todos a importância da construção e identificação dos valores e o propósito para ativação de ideias e projetos para os núcleos. Temos uma jornada interna, para identificação pessoal dos valores para cada coordenador e vice coordenador de núcleos, e ainda um trabalho coletivo para identificação dos valores e propósitos de uma forma simulada para que todos entendam as ferramentas que podem utilizar posteriormente nos núcleos que coordenam”.

Durante o encontro também foi destaque o Programa de Aceleração de Núcleos (PAN). Quem trouxe detalhes sobre o programa que tem por objetivo auxiliar os núcleos, foi o gestor do Programa Empreender pelo Sebrae, Luciano Silva. “O PAN é uma iniciativa do Sebrae para ouvir os coordenadores de núcleos das Associações Empresariais e o que desejam para melhorias em suas ações de produtividade. E pensando nesta necessidade buscou-se junto a diretoria do Sebrae recursos para trabalhar estas ações. Já são três anos de desenvolvimento desta ação que busca auxiliar as empresas nucleadas das Associações Empresariais, no que diz respeito a elevar a sua gestão”.

"Para mim foi uma excelente oportunidade de interagir com os outros núcleos de diversos segmentos e regiões. Foi muito oportuno apreender e também compartilhar conhecimento e boas práticas com outros coordenadores de núcleos. Outro ponto bem relevante é saber que temos fontes de recursos, como o PAN, para empresas nucleadas que servem como incentivo para Gestão Empresarial, produtividade, e Acesso ao Mercado", destacou vice coordenador do Núcleo de Cooperativas de Curitibanos.

Para a coordenadora do NJE de Curitibanos, Morgana Gatner, o workshop de Coordenadores foi importante por proporcionar mais ferramentas e informações que possibilitam aumentar a confiança para liderar as atividades do núcleo. "Me tornar líder de líderes faz com que eu aprenda a liderar não só os outros, mas a mim mesma. E essa oportunidade acredito que todo mundo deva passar. Aprender a desenvolver o meu propósito, o propósito do núcleo e poder passar essas informações aos nucleados é algo magnífico", finalizou.

Atuando há 24 anos o Programa Empreender da Facisc tem de 600 núcleos nas 90 Associações Empresariais espalhadas por Santa Catarina e agrega mais de 9 mil empresas.

polo-araucaria-promove-1º-inova-chopp
Polo Araucária promove 1º Inova Chopp

presidente-da-acic-participa-de-reuniao-com-gerente-da-sicredi
Presidente da Acic participa de reunião com gerente da Sicredi