Pra Vida - Programa Gente Catarina apresenta metodologia DEL de desenvolvimento para a região do Contestado
Evento acontece em Curitibanos

O Programa Gente Catarina e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promovem nesta quinta-feira, 18 de agosto, em Curitibanos, a capacitação para a metodologia DEL – de fomento das ações para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no território abrangido pelo programa, na região do Contestado. A Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) apoia a iniciativa e a execução do programa na região. O evento acontecerá no Gaboardi Park Hotel, às 14 horas.

Os municípios de Bela Vista do Toldo, Calmon, Frei Rogério, Monte Carlo, Ponte Alta do Norte e São Cristóvão do Sul são os municípios que terão ações do Programa.

O encontro vai contar com a participação dos atores envolvidos na construção da agenda mútua para a potencialização das ações do programa e do desenvolvimento nos territórios dos 61 municípios-alvos do Gente Catarina.

“As ações vão valorizar ainda mais esta região que é extremamente importante para o estado. Nós já percebemos que o trabalho nas áreas da saúde e da educação vem avançando bem e com a parceria da Facisc vamos potencializar os resultados”, destaca Frederick Rambusch, da coordenação do programa. Ainda de acordo com ele, a recente Indicação Geográfica da erva mate traz um cenário potencial para o desenvolvimento da região, em torno da agricultura familiar.

O Gente Catarina

O programa integra diferentes secretarias e órgãos do executivo estadual para trabalhar de forma articulada e integrada no desenvolvimento de estratégias inovadoras de agregação, geração e transformação da riqueza nos territórios formados por 61 municípios. O objetivo principal é melhorar a vida das pessoas, por meio da elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

A Serra Catarinense foi a primeira região do estado a iniciar as ações do programa, onde também estão consolidados resultados importantes de redução da mortalidade infantil e da evasão escolar.

Metodologia DEL

Recentemente, a Facisc passou a atuar no programa Gente Catarina, implementando a metodologia DEL, através de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

A metodologia que será utilizada no programa tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos moradores da cidade. “A classe empresarial e atores não governamentais trabalham juntos para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego nos municípios”, explica o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

Por FASISC