Pra Vida - Programa DEL irá auxiliar cidades do Meio Oeste a aumentar Índice de Desenvolvimento Humano
Associação Empresarial de Curitibanos também apoia a inciativa.

Os municípios de Bela Vista do Toldo, Calmon, Frei Rogério, Monte Carlo, Ponte Alta do Norte e São Cristóvão do Sul são os mais novos municípios que vão integrar o Programa Gente Catarina. Com o principal objetivo de desenvolver ações que elevem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades que apresentam os menores indicadores em Santa Catarina. O programa foi apresentado aos municípios na tarde desta quinta-feira, 18/08, em evento realizado na cidade de Curitibanos. Nesta etapa foram contemplados os municípios do Meio Oeste. Além da região, Serra, Oeste e Alto Vale também têm municípios participantes do Programa.

Segundo o coordenador do Programa, coronel Frederick Rambusch, o Governo do Estado tem como prioridade atender de uma maneira eficiente e funcional os territórios que possuem os Índices de Desenvolvimento Humano abaixo da média do estado de SC. “Diversas ações já foram desenvolvidas e implementadas, principalmente na área da saúde, educação e desenvolvimento social, com o objetivo de reduzir mortalidade infantil e mortalidade prematura que impactam na longevidade das pessoas que moram nos territórios que pertencem ao Programa”. Além disso, ações para combater a evasão escolar também estão no foco do Gente Catarina. “O futuro de uma cidade é o jovem, e ele precisa estar em sala de aula agregando conhecimento para construir um lugar cada vez mais sustentável e desenvolvido”.

As cidades da região do Meio Oeste que estão no Gente Catarina começam agora a desenvolver um trabalho baseado na Metodologia de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) que será implementada pela Federação das Associações Empresariais (Facisc). “É uma ação consistente, que já possui referenciais em várias regiões do país e vai possibilitar integrar lideranças, comunidades e setor produtivo desses territórios com o objetivo de construir uma agenda que faça sentido para as pessoas da comunidade e agregadas às vocações territoriais, ou seja, aquilo que tem de melhor nessas cidades”, detalha Rambusch.

A identificação das prioridades e a elaboração de projetos que venham a contribuir com ações que elevem o IDH dessas cidades serão realizadas pela Facisc, que recentemente passou a integrar o Programa implementando a metodologia DEL. O presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, explica que é um compromisso da Federação promover o desenvolvimento sustentável nos municípios junto com as associações empresariais. “O Programa Gente Catarina vem ao encontro dos anseios da classe produtiva de contribuir e potencializar aqueles recursos dos próprios municípios que podem promover melhorias e desenvolvimento. Tem muito a contribuir com o desenvolvimento local”.

O coordenador do DEL na Facisc, Osmar Vicentin, aponta que neste primeiro momento a metodologia ajuda a fazer com que uma agenda de desenvolvimento aconteça em cada um dos territórios. “Nosso papel é trazer voluntários tanto do meio social quanto do meio empresarial para formarmos uma rede de apoio para que os Índices de Desenvolvimento Humano desses municípios realmente possam ter um impacto de melhoria. A partir disso são criadas estratégias para saber quais são as demandas com a criação dos Conselhos de Desenvolvimento, e por outro lado o Estado se fortalece com as Secretarias Estaduais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, e em conjunto vamos criar as estratégias para termos projetos transversais para buscar melhoria nos quesitos que deixam essas cidades um pouco atrás em relação aos IDHs”.

A ideia é fazer com que esses pontos levantados pelos próprios moradores se tornem ações efetivas, realizáveis e que deem o direito de se desenvolverem como outras cidades da região. “A Facisc organiza através de uma equipe multidisciplinar as visitas em cada um dos municípios para a realização dos diagnósticos, a criação dos Conselhos de Desenvolvimento e na sequência, após a identificação das demandas, em conjunto com secretarias de Estado e forças empreendedoras, a implementação desses projetos para fazer a transformação nos municípios”. No total serão integrados aos 61 municípios ao Gente Catarina até o final deste ano.

Curitibanos foi escolhida a cidade sede por já contar com o DEL e estar no centro entre as cidades participantes. A Associação Empresarial de Curitibanos também apoia a inciativa.

São Cristóvão tem a primeira reunião da Agenda Territorial

Na manhã desta sexta-feira, 19, aconteceu a primeira reunião da Agenda Territorial em São Cristóvão do Sul. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes no evento no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, entre lideranças e agentes públicos municipais, que participaram da reunião de sensibilização conduzida pelos consultores da Facisc Eliane Lopes e Evandro Lembi. O objetivo do encontro foi apresentar uma visão macro do Programa com foco nas primeiras etapas que acontecerão no município. Além da apresentação geral do Programa foram elencados os nomes dos possíveis conselheiros, bem como agendamento do início da análise situacional, onde serão ouvidas lideranças das esferas público, privado e organizações do terceiro setor.

Por FACISC