Pra Vida - Acic comemora instalação do Polo Tecnológico Araucária
Acic comemora instalação do Polo Tecnológico Araucária
Próximo passo agora é a inauguração do espaço.

Um dos projetos mais importante dos últimos anos. Assim é considerado pela Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) o Polo Tecnológico Araucária que teve a sua instalação oficializada nesta quarta-feira (19/04). A Associação, juntamente com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), foi a grande incentivadora e líder do projeto que promete dar um grande salto no desenvolvimento de Curitibanos e região. Além de todo o esforço da Acic, a realidade do Polo se deve ainda a soma de esforços e a participação fundamental do Poder Público municipal, das instituições de ensino superior UNC e UFSC, e de várias lideranças e empresários locais que acreditaram no sonho que vem sendo trabalhado há mais de três anos.

“Para nós da Acic é mais uma conquista, mais uma etapa vencida. A partir de agora começamos um novo desafio. Novamente iremos trabalhar junto com Poder Público, universidades e empresários locais, para a inauguração do espaço, que definitivamente ficará aberto a toda comunidade para o trabalho. Isso deve acontecer já nos próximos meses. Além da contribuição que buscamos dar diariamente aos nossos associados, através dos produtos e serviços que dispomos, consideramos que essa liderança para constituição do Polo é uma contribuição muito importante para o futuro de Curitibanos e de toda região. O Polo vai abrir a possibilidade de darmos apoio a pessoas que querem empreender, buscando inovação e tecnologia”, disse o presidente da Acic Renato Westphal.

A partir de agora, com a instituição legal e oficial do órgão, a expectativa é que a cultura da inovação ganhe cada vez mais força na cidade e região, com eventos que serão intermediados pelo Polo, como a segunda edição do Seminário Conexão Contestado já confirmado para o segundo semestre deste ano, bem como, com o espaço que em breve, estará a disposição da comunidade para a discussão de ideias e a consequente construção de projetos e novos negócios.

“Momento bastante importante para Curitibanos. Essa instalação do Polo representa a possibilidade do desenvolvimento de ideias, de ideias em startups e de startups no surgimento e constituição de empresas, ou seja, é uma cadeia que nasce: ideias, startups e empresas. Isso fomentará o desenvolvimento de Curitibanos e região, porque irá gerar empregos e aumentará a arrecadação tributária. A partir do Polo teremos um novo nicho de atividades e sabemos o quanto o mercado esta mudando, sem dúvidas isso significa uma virada de chave no desenvolvimento de uma cidade e de uma região”, comentou o presidente do Conselho do Polo Jeison Medeiros.

O Polo Tecnológico de Curitibanos está instalado junto à sede da Amurc, em um espaço que foi cedido pela Administração Municipal de Curitibanos  que também foi a responsável pela revitalização e modernização do local. O prefeito Kleberson Luciano Lima participou do ato de instalação e comemorou o sucesso da parceria entre Poder Público, o Setor empresarial, via ACIC, e o setor de Educação que envolve a UNC e UFSC, que irá proporcionar mais uma grande ferramenta para o desenvolvimento econômico da cidade.

“Um orgulho para nós curitibanenses darmos mais esse passo e acompanharmos a iniciativa da Acic, das universidades e da sociedade envolvida. Sabemos que será um grande avanço para Curitibanos. O Polo demonstra que o município esta avançando, está no caminho da tecnologia. Com toda certeza a partir dele (Polo) teremos novas empresas e consequentemente, novos empregos e mais riqueza para nossa cidade e região. Parabéns a todos os envolvidos e contem sempre conosco”, destacou o prefeito.

Outra importante instituição que passa a fortalecer o Polo a partir de agora é o Sebrae/SC. Durante a solenidade foi oficializado o convênio para execução do Programa Pilar da Inovação, que terá por finalidade capacitar os envolvidos neste processo no intuito de estabelecer uma jornada de estímulo ao empreendedorismo inovador no município. “O Sebrae sente-se orgulhoso em participar dessa movimentação da comunidade curitibanense. Viemos para somar com toda essa articulação que já foi feita aqui, trazendo algumas questões que são do nosso dia-a-dia, com inovação e startups, para fortalecer esse movimento já existente na região”, disse o Gerente do Sebrae Regional da Serra Catarinense Altenir Agostini.

Após a assinatura do convênio os presentes puderam acompanhar ainda a palestra do Gerente de Inovação e Startups do Sebrae/SC Marcus Rocha, abordando “O papel dos Ecossistemas Locais de Inovação no presente e no futuro da inovação em Santa Catarina”. Conforme ele é importante trabalhar toda a articulação dos agentes locais de inovação, visto que a inovação hoje é obrigação de qualquer organização. “A busca pela competitividade tem que passar pelo desenvolvimento de novos produtos, novos serviços, novas soluções e isso é inovação. Nosso papel é estimular e ajudar que os ambientes, as comunidade locais, como aqui em Curitibanos, elas possam efetivamente se articular e implantar ações que promovam uma trilha de criação de negócios, de empreendimentos inovadores que venham ao encontro do desenvolvimento econômico local”, comentou Marcus.

O evento de instalação, assinatura do convênio e a palestra foi realizado no auditório da Amurc. Antes, os participantes puderam conhecer a sala onde ficará sediado o Polo.

Agora, o próximo passo será a inauguração do Polo, ou seja, a abertura para a comunidade, o que deve acontecer em breve, tão logo a capacitação do Sebrae seja finalizada e a estrutura de móveis e equipamentos seja toda adquirida.