Pra Vida - Primeiro “Delas Summit” promovido pelo Sebrae/SC tem a presença de empreendedoras de Curitibanos
Evento aconteceu em Balneário Camboriú

Em parceria com a coordenação dos núcleos empresariais da ACIC, Curitibanos esteve presente, com mais de vinte e cinco mulheres na primeira edição do Delas Summit, evento promovido pelo Sebrae/SC no último dia 12 de maio em Balneário Camboriú. A iniciativa teve como objetivo impulsionar e fortalecer negócios liderados por mulheres no estado. Realizada, no Expocentro Balneário Camboriú, a atividade também teve por finalidade promover o networking, o desenvolvimento pessoal e profissional e o fortalecimento das mulheres no mercado.

Entre as palestras presentes na programação, as participantes tiveram a oportunidade de acompanhar o compartilhamento de informações de Carol Paiffer, CEO da Atom, a maior empresa de traders da América Latina.

“Ser esse elo de conexão entre esse evento incrível e mulheres empreendedoras foi muito satisfatório. Uma tarde pensada no empreendedorismo e empoderamento para mulheres alavancarem seus negócios e despertarem seu potencial. Contamos com conteúdos ricos e palestrantes renomadas divididas em quatro palcos – Transformação, Impacto, Inspiração e Oportunidade. Esses temas vão de encontro com a proposta dos Núcleos Empresariais que é desenvolver a gestão estratégica do negócio; capacitar pessoas; aumentar produtividade; gerar valor. Gosto de usar a frase “Sozinhas vamos mais rápido, mas juntas vamos mais longe”. É essa troca de conhecimento e networking que fortalece esse grupo de pessoas com os mesmos propósitos: desenvolver a si mesmas, a sociedade e estimular a economia local”, comentou a coordenadora de Núcleos da Acic Carol Cruz.

Ao todo, foram oito horas de programação, com quatro palcos simultâneos, 18 palestras e a presença de aproximadamente 3.100 mulheres em busca de aperfeiçoamento e insights para os seus negócios.

A avaliação positiva se percebe também junto as participantes. “Apenas agradecer por tamanho conhecimento adquirido”, disse Joseane Andrioni.  “Foi uma viagem top, a bagagem de conhecimento foi maravilhosa”, falou Marlete Moreira.

“Fiquei extasiada com tanta energia boa que recebemos. Uma avalanche de conhecimento e pessoas com o mesmo objetivo, mulheres decididas, pró-ativas e empreendedoras. Adorei cada momento, suguei cada palestrante, aproveitei essa oportunidade pois sei que foi trazida por Deus. Desejo que todas tenham saído de lá motivadas e entusiasmadas a crescer e ressignificar crenças e valores. Que cada dia mais mulheres se levantem para levantar outras mulheres”, comemorou Tamy Pacheco.

Hoje, Santa Catarina está acima da média nacional quando se trata de percentual de empreendedoras, são 35% de mulheres donas dos seus próprios negócios.

“Equalizar a mulher no mercado de trabalho e ampliar as oportunidades é o que buscamos por meio de iniciativas como o Delas Summit 2023 e o Sebrae Delas Mulher de Negócios. O Sebrae/SC tem esse papel de agente impulsionador e promotor de novas oportunidades, e com esse evento buscamos elevar ainda mais a potência do empreendedorismo feminino em Santa Catarina”, destacou o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Outros dados do estudo feito pelo Sebrae Nacional a partir de informações do IBGE revelam que, mesmo com boa média em relação ao número de empreendedoras, Santa Catarina ainda tem um percentual de mulheres empregadoras abaixo da proporção do país. No estado, 17% das empreendedoras atuam por conta própria no seu negócio e 83% são empregadoras, sendo que destas 68% têm entre um e cinco funcionários. A taxa nacional é de 13% para 87%. Já o número de empreendedoras que são chefes de domicílio no estado também é menor do que no restante do Brasil, 49% contra 51% na média nacional.