Pra Vida - Núcleo de Apicultores participa de Encontro Regional
Núcleo de Apicultores participa de Encontro Regional
Evento aconteceu em Videira.

Integrantes do Núcleo de Apicultores da Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) participaram, em Videira, do 2º Encontro Regional de Apicultores. O evento, que aconteceu na quarta-feira (07/06), foi promovido pela Epagri com apoio do Senar.

Entre técnicos e apicultores, Curitibanos esteve representado com 9 pessoas. O encontro recebeu cerca de 80 participantes no Centro de Treinamentos (Cetrevi).

“As palestras foram ótimas! Com assuntos bem práticos para serem utilizados pelos apicultores, principalmente recomendações de manejo para aumento da produtividade de mel. Este é o objetivo da Epagri e do Núcleo, proporcionar o máximo possível de informações e capacitações aos nossos produtores para que eles possam melhorar cada vez mais a produção de mel em nossa região”, destacou a Engenheira Agrônoma da Epagri Curitibanos, Juliana Golin.

Panorama da apicultura em Santa Catarina, manejos para alta produtividade da apicultura, potencial para produção de própolis na região, apresentação de resultados parciais de sanidade apícola no estado e a importância da substituição de rainhas, foram os principais temas abordados no encontro realizado durante todo o dia. Pesquisadores da Epagri foram os responsáveis pela condução das palestras.

Atualmente, segundo dados da Epagri, Curitibanos tem quase 1700 caixas de abelhas. A produção média anual é de 20kg/caixa. “Sabemos que o número de caixas é bem maior no município, no entanto, registradas na Cidasc hoje, são somente 1.657, inclusive fazemos um pedido aos produtores que registrem suas colmeias, isso proporciona muitos benefícios, como um controle de doenças e pragas, já que a Cidasc é o órgão de defesa sanitária do estado, aviso de morte por agrotóxicos, acesso a políticas públicas e também a GTA (guia de trânsito animal) para transporte das caixas”, completou Juliana.