Pra Vida - Segundo Conexão Contestado é finalizado em Curitibanos
Segundo Conexão Contestado é finalizado em Curitibanos
Evento foi organizado pelo Polo Araucária

A segunda edição do Conexão Contestado – Seminário Regional de Empreendedorismo e Inovação foi realizada esta semana, de 17 a 19 de outubro. Foram três dias de palestras e cases de sucesso que a comunidade pode acompanhar no Mercado Público Atecir Guidi, em Curitibanos. O evento deste ano também trouxe apresentações culturais, Rally e amostra científica dos colégios Maria Imaculada e Santa Teresinha e o primeiro Hackathon do Contestado – uma maratona entre os colégios cujo objetivo foi desenvolver soluções tecnológicas que atendessem um fim específico.

Incentivar a cultura de inovação e empreendedorismo, instigando as pessoas a refletirem sobre ideias que possam solucionar problemas do cotidiano para gerar novos empreendimentos ou melhoria de processos, mostrando caminhos que os levem a serem implementados é o principal objetivo do Conexão Contestado.

“O Polo Tecnológico está se firmando a cada dia e o segredo do sucesso é este trabalho baseado na tríplice hélice: Setor Público, Instituições de Ciência e Tecnologia e Iniciativa Privada. Inovação e tecnologia é a bola da vez e Curitibanos está buscando acompanhar este processo, pra isso nasceu o Polo. Nós estamos caminhando passo a passo. E o Conexão Contestado se torna fundamental para conectar as pessoas. Recebemos estudantes da rede municipal, estadual, particular, a comunidade em geral, que tiveram a oportunidade de obter conhecimento, informação e interagir com esta nova ferramenta que Curitibanos dispõe”, comentou o presidente da Associação Empresarial de Curitibanos Renato Westphal.

Para o prefeito de Curitibanos Kleberson Luciano Lima a realização do Seminário é fundamental para a difusão do Polo Tecnológico que cada vez mais vai se consolidando no município. “É um importante evento. As pessoas da sociedade compraram a ideia do Polo. A prefeitura sempre será parceira. Ficamos satisfeitos de ver ele se desenvolvendo, assim como nossa cidade. É um momento de consolidação e de agradecimento às pessoas que estão construindo esta história. Tenho certeza que muitas ações serão desencadeadas a partir do Polo Araucária, e é necessário destacar que além de novas ideias e negócios também teremos o incremento financeiro na arrecadação do município, proporcionando ainda mais investimentos na cidade”, disse Lima.

No total foram cinco palestrantes que passaram pelo Conexão Contestado 2023. Severino de Déa foi um dos responsáveis por trazer informação e conhecimento aos participantes. “Esta mobilização da comunidade é um dos fatores mais positivos do evento porque ela toma conhecimento do ambiente de inovação que esta sendo proposto e ofertado para que possa fazer a utilização. Dentro deste contexto geral, a conexão e o networking gerado entre todos os empresários, acadêmicos, alunos e a população é muito salutar para o ecossistema, e é através deste ecossistema uma das possibilidades de reter os talentos da cidade e região para que aqui fiquem e contribuam com seu conhecimento e profissionalismo”, destacou Severino que é Diretor Executivo do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe - Polo Inovale.

O Segundo Conexão Contestado foi uma iniciativa do Polo de Tecnologia e Inovação Araucária, sob coordenação da Associação Empresarial de Curitibanos, da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Contestado, DEL (Programa de Desenvolvimento Local), com apoio da Infoel Sistemas, Vexpert, Mendes Máquinas, AMURC, MFC Administradora, SENAI Curitibanos, SEBRAE Santa Catarina, FAPESC e Prefeitura Municipal de Curitibanos.