Pra Vida - Acic participa de lançamento do Projeto Protótipo Alpha
Acic participa de lançamento do Projeto Protótipo Alpha
Programa será executado em Curitibanos.

Foi lançado na noite desta segunda-feira (25/03), o Protótipo Alpha Ordem Pública 5.0. O evento aconteceu na Associação Empresarial de Lages. O projeto executado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), visa identificar e monitorar os fatores ligados à violência letal e doméstica, articulados com o desenvolvimento sustentável.

“O programa Alpha é um projeto piloto que, em breve, talvez seja reconhecido nacionalmente. A parceria entre a PMSC e as Associações, através do Instituto DEL, vai estudar a fundo as causas da violência nestes municípios selecionados, dentre eles Curitibanos. São cidades, que ao contrário do que acontece no estado, têm seus índices de criminalidade em alta. Serão 12 meses de trabalho analisando diretamente estes números. Um projeto muito interessante que com certeza trará bons resultados para Curitibanos e região”, destacou o presidente da Acic Renato Westphal.

Também participaram do evento representando a Associação Empresarial de Curitibanos: o empresário e Conselheiro da Facisc Amarildo Niles, a secretária executiva Ana Carolina Martarello Krützmann e a consultora de núcleos e Coordenadora do DEL em Curitibanos Carol Cruz.

O Protótipo Alpha quer buscar soluções integradas que promovam a segurança e o desenvolvimento sustentável no estado. Utilizando indicadores estabelecidos por meio da econometria, o Programa visa aprimorar as políticas públicas, tornando-as mais eficazes e adaptadas às necessidades específicas de cada região.

Conforme o Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, comandante-geral da PMSC, o Protótipo Alpha será implementado e testado ao longo de um ano, inicialmente em cinco municípios da mesorregião serrana. Ele confia que o programa será um modelo nacional de estudo e destaca a importância de abordar as causas subjacentes da criminalidade e da violência. “Este projeto é de extrema importância para Santa Catarina e para o Brasil. Vamos buscar as verdadeiras causas da criminalidade e da violência em nosso estado e contribuir para melhorar o país cada vez mais”, afirmou o coronel.

O piloto começará nos municípios de Bom Jardim da Serra, Curitibanos, Lages, Urubici e São Joaquim.

A metodologia adotada para intervir nos territórios é baseada no Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), desenvolvido pela FACISC e executado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL). Para o presidente da FACISC, Elson Otto, a parceria entre a PMSC e a FACISC é um passo importante na promoção da prevenção e na melhoria da segurança pública, utilizando dados econômicos dos municípios.

Participaram ainda do lançamento do programa representando Curitibanos: Kleberson Luciano Lima (prefeito), Andressa Boscari de Farias (secretária de educação), Janaína Mafra Di Domênico (secretária de assistência social), Roque Stanguerlin (secretário de saúde), Vilma Fontana Maciel (vereadora), Ana Paula Della Giustina (diretora assistência social), Priscilla Zamboni (assistente social), Thayse Córdova Novaes (assistente social), Andressa Bianeck (OAB), Tenente Coronel Machado (comandante 33º BPM), Capitão Naves (subcomandante do 33º BPM), Capitão Vitor da Silva Souza e o 2º Tenente  Daniel Baldessar Rosso.