O Instituto Tecnológico de Empreendedorismo e Inovação Araucária, de Curitibanos, o Polo Araucária concluiu na terça-feira, 18 de junho, o laboratório de pré-incubação voltado para ideias inovadoras. Iniciado em março em parceria com o Programa Orion Lab do Orion Parque Tecnológico de Lages, o Lab Araucária teve três meses de encontros quinzenais com dois mentores capacitados, no intuito de desenvolver modelos de negócios, processos ou serviços inovadores, a partir da ideia inicial apresentada pelos participantes.
“A inovação tecnológica é um pilar fundamental para o desenvolvimento local, proporcionando crescimento econômico, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida. Este projeto é um marco significativo para o município de Curitibanos e para toda a região, pois fortalece o ecossistema de empreendedorismo e inovação, impulsionando novas ideias e negócios que transformarão o futuro”, comentou o gestor executivo do Polo Tecnológico Araucária, Celso Fujiwara.
Com a metodologia aplicada durante os encontros, dos 17 projetos inscritos incialmente, 05 chegaram a fase final e realizaram a apresentação para uma banca avaliadora. Esta banca, que foi composta por representantes do Sebrae, Finep e UFSC, foi responsável pela escolha dos três primeiros projetos, os quais foram premiados.
O Lab Araucária foi considerado a primeira “entrega” do Polo curitibanense. Dos cinco projetos que chegaram até a final, dois já estão em fase adiantada de conversas para incubação junto ao Polo. Atualmente o Polo Araucária disponibiliza de três salas para incubação. “Além destes dois (projetos) que participaram do Lab Araucária, já estamos com um empresário que veio de São José/SC e está residindo em Curitibanos e que vai ser a primeira empresa incubada em nosso espaço, ou seja, provavelmente já teremos nossos três espaços utilizados ainda este ano. O Polo ele nos surpreende a cada dia e o que impulsiona é o sistema, existe uma conexão de pessoas, com polos tecnológicos de outras regiões que faz com que não se considerem concorrentes, mas sim como parceiros, é o que está acontecendo com o Órion Parque de Lages, que está sendo um grande apoiador e incentivador do Polo de Curitibanos. Estamos muito satisfeitos e na certeza de que estamos no caminho certo”, comentou o presidente da Acic Renato Westphal.
Conforme Renato, o objetivo da parceria entre o Órion e o Polo Araucária é justamente servir como um catalisador de novas ideias e tecnologias. “Eles oferecem um ambiente estruturado onde empreendedores, pesquisadores e empresas podem colaborar, compartilhar conhecimentos e recursos, e transformar ideias inovadoras em negócios viáveis. Nos últimos anos, temos visto um aumento substancial nos incentivos para a área de tecnologia e inovação, com recursos e apoio provenientes de diversas entidades e governos. É fundamental que nosso município esteja preparado e estruturado para aproveitar essas oportunidades, e é exatamente isso que temos feito”, finalizou.
Além das salas de incubação, o Polo Araucária também disponibiliza de um espaço para coworking, com computadores, notebooks, impressoras e internet.
OS CINCO PROJETOS APRESENTADOS
- Mind Shift – Desenvolvimento de habilidades comportamentais.
- Rural Tech Solutions – Tecnologia para o agronegócio voltado para agricultura familiar.
- Pollis – Sistema de análise de mel.
- Cautela – Sistema para detecção de falhas em motores de irrigação.
- ProavaliAre – Planejamento e execução de processos de risco ecológico.
OS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS CONFORME AVALIAÇÃO DA BANCA
1º Pollis
2º Rural Tech
3º Cautela |