O Instituto Tecnológico de Empreendedorismo e Inovação Araucária de Curitibanos, o Polo Araucária, terá no próximo dia 30 de julho a incubação das primeiras startups e a assinatura de contratos com empresas mantenedoras. O ato formal acontecerá na sede do Polo, às 08 horas, e deverá contar com integrantes da diretoria do Instituto, lideranças locais e representantes das startups e empresas.
A data é considerada um marco para a instituição que foi instalada oficialmente em abril de 2023 e pouco mais de um ano de atividades já consegue as primeiras incubações.
“Essa conquista se dá principalmente, pelo envolvimento de um grupo de pessoas que vem trabalhando há mais de quatro anos. A ideia de criar um Polo de Inovação em Curitibanos surgiu em meados de 2020, e desde então as atividades não pararam. Pessoas comprometidas com um único objetivo se reuniram e formaram o que se chama de tríplice hélice, envolvendo as três entidades: Poder Público, Academia e Setor Empresarial, para despertar e fomentar o empreendedorismo e a inovação em nossa cidade. O grupo ganhou força e com o empenho de todos, foi possível concluir o Estatuto Social do Polo em julho de 2022, e também efetivar a formação, eleição e posse da Diretoria e Conselhos”, comentou o Coordenador Executivo do Polo Celso Mitsuo Fujiwara.
Conforme Celso, outro movimento essencial para que as primeiras incubações se tornassem realidade foi o Lab Araucária, realizado no primeiro semestre deste ano em parceria com o Orion Parque Tecnológico de Lages. “Com o CNPJ obtido em 14 de março de 2023 e a instalação oficial do Instituto em abril do mesmo ano, uma jornada intensa teve início, com muitas atividades, parcerias, networking, visitas a outros centros, até chegar ao nosso primeiro grande evento, que foi o Lab Araucária, e a parceria do Órion de Lages foi fundamental para isso. Após meses de trabalho com 17 projetos de inovação, o laboratório de pré-incubação teve resultados promissores e que agora se tornarão em nossas primeiras incubações. É um momento de muita emoção, por isso queremos agradecer a todos os envolvidos e a todos que acreditaram na ideia. O trabalho não para”, finalizou Fujiwara. |