A manhã do dia 30 de julho de 2024 ficará marcada nos anais do Instituto Tecnológico de Empreendedorismo e Inovação Araucária de Curitibanos, o Polo Araucária. A data oficializou a incubação das primeiras quatro startups junto ao órgão.
A partir de agora estes empreendedores passam a contar com toda metodologia de desenvolvimento oferecida por um Polo Tecnológico e por um Centro de Inovação, já que Curitibanos tem como parceiro neste processo o Orion Parque de Lages.
Durante o evento, realizado no auditório da AMURC nesta terça-feira (30), também foram firmados os contratos das empresas/instituições que irão manter o Polo: Acic (suporte administrativo), AT PLUS (serviços de internet e telefonias) e INFOEL (sistemas de gestão).
Outro momento da solenidade, que foi prestigiada por diretores do Polo, empresários, e lideranças locais, foi a posse da nova diretoria do Polo Araucária, que terá nos próximos dois anos como presidente Renato Westphal. Amarildo Niles, que estava à frente da função passa a liderar o Conselho de Administração do órgão.
“Estamos vivendo mais um momento muito importante. Podemos considerar até um momento histórico. Iniciamos as primeiras quatro startups em nossas incubadoras e vale ressaltar que, três delas nasceram dentro do Polo, através do programa Lab Araucária que foi executado no primeiro semestre deste ano, em conjunto com o Órion Parque de Lages. O trabalho segue e acreditamos que a partir das startups o Polo passa a ter vida própria. É um trabalho intenso e que está dando certo, surpreendendo a diretoria e a todos que estão acreditando neste projeto do Polo Tecnológico de Curitibanos”, comentou Westphal.
AS STARTUPS INCUBADAS
Pollis - Intelligence Solutions: seu ramo é certificar a origem do mel produzido na região, esse estudo é para saber de qual planta a abelha coletou o pólen e assim o apicultor registrar a origem deste mel.
Cautella Tecnologia - projetos para prevenção de incidentes para motores de irrigação. O Cautela visa antecipar o problema avisando o proprietário de uma eventual quebra e parar o motor antes que aconteça maiores prejuízos ao agricultor.
Rural Tech Solutions - é uma startup de soluções tecnológicas voltadas para o pequeno agricultor. O objetivo é fabricar máquinas para facilitar o trabalho dessas famílias.
Inventus Ambiental - uma Startup voltada para coleta seletiva e resíduos orgânicos nas cidades, possui soluções inovadores nos processos de coleta de lixo urbano reduzindo os elevados custos operacionais durante o deslocamento dos caminhões, além de reduzir os riscos de acidentes de trabalho e fadiga dos garis. |