Conectar profissionais, pesquisadores e empreendedores, unindo esforços para impulsionar o desenvolvimento regional. Este foi o objetivo do Seminário Regional de Empreendedorismo e Inovação Conexão Contestado que foi encerrado nesta quinta-feira (26/09), em Curitibanos. O evento, que chegou à sua terceira edição, se consolida como uma plataforma para promover debates sobre temas atuais, compartilhar experiências e inspirar projetos inovadores. Neste ano o Seminário foi realizado nos dias 25 e 26 de setembro e além de palestras promovidas no auditório da UFSC, também teve Feira Científica e Hackathon, reunindo estudantes de toda a região, no Ginásio da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu.
A Importância das Políticas de Inovação para o Interior de Santa Catarina foi o tema abordado no primeiro dia de Seminário com as participações de Valeska Daniela Tratsk, Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPESC e Juliana de Souza Corrêa, Diretora de Inovação em exercício da SINOVA.
Já no segundo dia o Seminário foi marcado pela apresentação de três Cases de Projetos Inovadores: Pelletize; Pollis e Plant Colab.
“O Conexão Contestado é um evento programado e organizado por muitas mãos com o grande objetivo de trazer oportunidades de empreendimentos nas áreas de inovação e tecnologia, para curitibanenses e moradores de todos os municípios da região da Amurc. Foi mais um passo importante, para impulsionar pessoas a acreditarem em seus potenciais. Mostramos os caminhos, proporcionamos as conexões com as pessoas, os ambientes universitários e as estruturas dos Centros e Polos Tecnológicos do Meio Oeste e as oportunidades para empreender. Nossa missão é praticar o associativismo, discutir inovação e tecnologia e abrir portas para nossos universitários e empreendedores terem um futuro seguro e brilhante, e acreditamos que o Conexão é uma importante ferramenta para isso”, comentou o Presidente da Associação Empresarial de Curitibanos e Presidente do Polo Tecnológico Araucária, Renato Westphal.
O III Conexão Contestado é uma iniciativa do Polo Tecnológico Araucária, por meio de uma ação conjunta entre a Associação Empresarial de Curitibanos, da Universidade Federal de Santa Catarina, representada pelo Programa de apoio à inovação e empreendedorismo da Região do Contestado (ELO. UFSC), e da Universidade do Contestado, com o apoio da FAPESC (Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Prefeitura Municipal de Curitibanos, Rádios Coroado e Movimento FM, Cresol, Niles Materiais de Construção, Jornal A Semana, AMURC, João Baroni Informática, Mendes Máquinas, Credicomin, Indústria de Cartão Sbravati, Unimed Curitibanos, Avenida Pneus, Sindicato Florestal de Curitibanos e Grupo Gaboardi.
Foto: Evilyn Oliveira/ASemana |