Desenvolvido pela Polícia Militar, por meio da Rede Catarina de Proteção à Mulher, o projeto Protetores do Lar ganhou apoio do Protótipo Alpha, que está sendo desenvolvido em Curitibanos pela PMSC e FACISC, com a participação de diversas lideranças voluntárias do município.
O Protetores do Lar é uma ação institucional da PMSC, desenvolvido em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com o Centro de Referência da Assistência Social (CREAS), direcionado à prevenção da violência Doméstica e Familiar. O foco são alunos do ensino médio que recebem orientações, através de palestras e treinamentos, de como proteger os lares e serem protagonistas contra a violência doméstica. A participação do Protótipo no programa será com a introdução de novos temas.
“A Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura do Protótipo Alpha propôs a ampliação do Programa Protetores do Lar da Polícia Militar de SC, em parceria com a OAB e o CREAS, que já desempenha um papel fundamental na prevenção da violência doméstica e familiar. Para fortalecer ainda mais o impacto social e econômico da iniciativa, sugerimos a inclusão de dois novos temas essenciais: Educação Financeira e Inserção no Mercado de Trabalho. Essas adições visam preparar os jovens para enfrentar desafios financeiros e de empregabilidade, abordando temas como o primeiro emprego, direitos trabalhistas e impactos previdenciários, com o objetivo de promover independência econômica e reduzir vulnerabilidades sociais”, destaca a agente de articulação de Curitibanos e supervisora de campo do projeto pela Facisc, Caroline Cruz.
Em Curitibanos, já estão sendo capacitados 380 alunos da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu, esses jovens serão nossos futuros Protetores do Lar. E para valorizar a participação deles no treinamento, serão confeccionadas camisetas personalizadas do programa que serão entregues a eles ao final do treinamento. A confecção será possível graças ao patrocínio que empresas e instituições se propuseram a dar. “Além de nos apoiarem financeiramente para este fim, os patrocinadores ainda participarão do encontro marcado para o dia 21/10, onde compartilharão suas perspectivas sobre a educação financeira e o mercado de trabalho, promovendo o engajamento dos jovens e suas famílias, e impulsionando a formação de cidadãos mais preparados e integrados ao contexto econômico local”, comentou Sargento Freitas da PM de Curitibanos.
Os patrocinadores que estão apoiando a ação são: Sicoob; Funelaria Serrana; Ademicon; Sicredi; Rotary; Corre Curitibanos; Sindicatos dos Trabalhadores; CDL; Cultivar; Clean Stone Superfície; Torres Disk Lanches; Nexa Empreendimentos; Adair Barber Shop; Divina Mulher; Farmácia São João; Casa Global; Sindicato Varejista e Amurc. |