Curitibanos evolui em seu projeto de se consolidar como uma cidade segura, acolhedora e com mais oportunidades para a população. Na quarta-feira (19), o Fórum Local do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, reuniu representantes do poder público, forças de segurança, empresários e comunidade para apresentar os avanços do programa no município e traçar estratégias para fortalecer a segurança pública e o desenvolvimento socioeconômico da cidade.
O evento faz parte de um circuito regional que percorre cinco municípios da mesorregião serrana, promovendo um modelo de gestão integrada focado na melhoria do acesso às políticas públicas e na redução da violência. Desde sua implementação em Curitibanos, há um ano, o projeto tem registrado avanços significativos, incluindo a criação de protocolos para o atendimento a vítimas de violência doméstica, capacitação de servidores e ampliação dos serviços essenciais e, ainda os Selos Aqui tem atendimento Alpha e Eu Apoio o Protótipo Alpha que integra e certifica empresas como multiplicadores de boas práticas.
Entre os destaques da iniciativa está o programa Protetores do Lar, que formou 380 estudantes com o compromisso de atuar como agentes de transformação em suas comunidades. A iniciativa busca conscientizar jovens sobre a importância da prevenção da violência doméstica e a busca por oportunidades de capacitação e acesso ao mercado de trabalho para a juventude local.
“Curitibanos está de parabéns, pois se engajou e tem feito um grande trabalho. Evoluímos muito, e o compromisso de seguir melhorando a vida das pessoas que vivem aqui continua, sempre com um olhar para o futuro”, afirmou o prefeito Kleberson de Lima.
O impacto do Protótipo Alpha na segurança pública também foi enfatizado pelo subcomandante do 33º Batalhão de Polícia Militar, capitão Carlos Humberto Neves Júnior. Para ele, garantir segurança vai além do policiamento ostensivo e exige uma abordagem integrada. “Quando melhoramos o acesso das pessoas às políticas públicas, garantimos mais dignidade e reduzimos os índices de criminalidade. Segurança é sobre transformar a realidade da cidade”, destacou.
A colaboração entre poder público, forças de segurança e sociedade civil tem sido um dos fatores determinantes para o êxito do projeto. Segundo Renato Westphal, presidente da Associação Comercial de Curitibanos ACIC, a união de esforços tem sido essencial para consolidar as ações no município. “Somente com o envolvimento de todos foi possível avançar tanto. Esse trabalho conjunto é o que nos permitirá seguir crescendo e fortalecendo Curitibanos como um modelo de cidade segura e próspera”, afirmou.
Durante o fórum, também foram apresentados os próximos passos do projeto para os próximos anos, incluindo a orientação e conscientização contínua sobre violência doméstica nas escolas e nas empresas, calendário unificado com a programação de eventos culturais e esportivos para promoção da qualidade de vida e capacitação de profissionais autônomos nas áreas de gestão preparados para o empreendedorismo. Com um planejamento estratégico até 2029, Curitibanos busca consolidar-se como referência em segurança, desenvolvimento e qualidade de vida.
Por Comunicação Protótipo Alpha |