A 4ª edição do Conexão Contestado chegou ao fim. O seminário de empreendedorismo e inovação idealizado pelo Polo Tecnológico Araucária, aconteceu neste ano de 2025 no auditório do Cedup, em Curitibanos, nos dias 24 e 25 de setembro.
O evento que nasceu com o propósito de inspirar, conectar e mostrar que é possível inovar em nossa região, mais uma vez logrou êxito em seu propósito. Centenas de jovens, estudantes, empresários, professores e lideranças da Amurc prestigiaram a programação que teve como destaque as palestras do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, Dr. Jacques Mick e de Maria Augusta Orofino, referência nacional em inovação, liderança e cultura organizacional e que foi responsável pela abertura do Seminário. “Encontros como este são fundamentais para estimular o princípio da colaboração em ecossistemas de inovação, como Curitibanos está se estruturando para isso. É preciso que a gente promova mais, que novas experiências sejam apresentadas para que a gente se fortaleça, porque é a partir da nossa fortaleza que vamos conseguir trazer essa inovação para o município”, disse Maria Augusta.
A palestra de Maria Augusta foi intermediada pelo Sebrae, parceiro do evento desde a sua primeira edição. Para o diretor regional do Sebrae, Altenir Agostini, o Conexão Contestado vem crescendo a cada ano e se consagra como um evento importante para a cidade e para a micro região. “São eventos como esse que nos tiram da rotina do dia a dia, da correria dos nossos negócios, das empresas, das entidades para discutir o futuro da nossa região através do empreendedorismo e da inovação. Nós temos aqui muitos jovens, muitos estudantes, muitas pessoas que já estão entrando no mercado de trabalho de Curitibanos. São essas pessoas que vão dar segmento a tudo aquilo que as que antecedem já fizeram”, comentou Agostini ao destacar a importância do seminário.
Para o presidente da Associação Empresarial de Curitibanos, Amarildo Niles, o Polo Araucária, inicialmente concebido dentro da Acic, consolidou-se como uma entidade autônoma, independente e que demonstra um modelo de sucesso. “Sua atuação representa um marco para Curitibanos. Não tenho dúvida que teremos grandes negócios gerados ou aprimorados através do nosso Polo. Foi para isso que ele nasceu. Essa colaboração com as universidades, oferece um suporte espetacular no desenvolvimento de soluções para as mais variadas necessidades. Enquanto Acic estamos muito felizes em manter essa parceria estratégica”, comentou o presidente.
O prefeito de Curitibanos também prestigiou a solenidade de abertura, na quarta-feira (24), e destacou a parceria existente desde o início da instalação do Polo. “Tenho falado que o Polo vai ser um divisor de águas do nosso município e o Conexão Contestado ele vai criando corpo e se consolidando de um ano para o outro. A prefeitura sempre vai estar junto e através do Conexão, nós buscamos abrir portas para o futuro de jovens empreendedores. Esse incentivo é fundamental. É um grande evento e nós estamos muito felizes de participar desde o começo, a prefeitura tem esse papel de fomentador, de apoiador e nós seremos parceiros sempre”, disse o prefeito Kleberson Luciano Lima.
Presidente do Polo Araucária, Renato Westphal, festejou o sucesso da nova edição do Conexão Contestado. Para ele, os frutos que já começam a ser colhidos, é reflexo das parcerias público e privadas, pelas pessoas voluntárias que dedicam seu tempo ao projeto de inovação e tecnologia, e principalmente a comunidade que entendeu o trabalho que vem sendo desenvolvido, colocando, tanto Curitibanos, como municípios da região, no contexto estadualizado da ciência, tecnologia e inovação. “Vivemos em uma era em que a inovação e a tecnologia não são apenas ferramentas, mas a força que molda o futuro. Cada avanço nos desafia a pensar diferente, a criar soluções mais inteligentes e a transformar realidades. A tecnologia, quando aliada à criatividade e ao propósito, tem o poder de aproximar pessoas, gerar oportunidades e a resolver problemas que antes pareciam impossíveis. O futuro não será construído por quem apenas acompanha, mas quem ousa inovar. E é essa ousadia que nos impulsiona a seguir em frente”, falou Westphal.
A 4ª edição do Conexão Contestado foi uma realização do Polo Tecnológico Araucária, ACIC, UFSC, UNC e Prefeitura Municipal de Curitibanos. E teve como apoiadores: Avenida Pneus, Gell Techno Solutions, Infoel Sistemas, Jornal A Semana, Unifique, ATPlus, Contaces, , CEDUP, AMURC, UNC, Programa SCMAIS Inovação, SEBRAE, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SCTI, Rede Catarinense de Centros de Inovação – RCCI.
Foto: Kelly Cristine/Jornal ASemana |