Pra Vida - Benefícios para empreendedores
Benefícios para empreendedores

25/04/2012

Por Tatiana Ramos

A Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) está oferecendo um novo atendimento que pode beneficiar mais de 600 empreendedores individuais (EIs) formalizados no município. A partir da legalização da atividade, o EI poderá associar-se à Acic e usufruir de todos os serviços e benefícios oferecidos pela associação.
Segundo a diretora executiva da Acic Ana Carolina Martarello Krützmann, qualquer EI que esteja devidamente formalizado, com CNPJ registrado, pode ter acesso aos serviços a um custo reduzido. “O procedimento é simples e com uma mensalidade diferenciada, bem acessível ao empreendedor individual”, salientou.
Entre as vantagens para os EIs que associarem-se à Acic, estão a possibilidade de contratação de estagiários, participação em cursos e palestras, acesso a consultorias e descontos em planos de saúde e odontológico. No caso da Unimed, por exemplo, o desconto pode chegar a 40%, dependendo da faixa etária do cliente. “Os únicos requisitos são o cadastro junto à Acic e o mínimo de três pessoas, que podem ser da família ou funcionários. O plano contratado será o mesmo oferecido a pessoas físicas ou empresas de grande porte, mas por um custo bem mais baixo”, explicou o consultor de vendas da Unimed Curitibanos Eurico Ortiz.
Empreendedores individuais que tiverem interesse em saber mais sobre o atendimento da Acic podem procurar a associação ou entrar em contato pelo telefone (49) 3245-1142 para agendar uma visita.

VANTAGENS
Cabeleireira há 24 anos, Glacimara Brocardo formalizou-se como empreendedora individual há um ano e meio e, há cerca de uma semana, procurou a Acic, tornando-se a primeira EI associada em Curitibanos. Mara explica que a parceria entre a Acic e o Sebrae foi um dos atrativos para ela. “Eles estão sempre oferecendo cursos e treinamentos nas áreas de gestão e atendimento e isso me interessa muito”, afirmou.
Além disso, ela destacou os benefícios de contar com o banco de currículos da Acic para buscar estagiários a partir de um perfil passado pelo empregador. Segundo Mara, a contratação de estagiários está em seus planos como empresária.
A cabeleireira também ressaltou a possibilidade de adquirir um plano de saúde do porte da Unimed a preços mais acessíveis. “Fiquei surpresa ao saber que teria direito ao plano empresarial da Unimed, pois acreditava que atendiam apenas a empresas maiores. Sem dúvida, isso é um grande benefício”, finalizou.

FORMALIZAÇÃO

Considera-se EI o empresário individual com receita bruta de até R$ 60 mil, optante pelo Simples Nacional e que tenha, no máximo, um empregado. Podem enquadrar-se nessa modalidade, profissionais como cabeleireiros, carpinteiros, eletricistas, jardineiros, lavadeiras, sorveteiros e verdureiros.
A partir da formalização como EI, o profissional fica isento de impostos para o governo federal e pagará valores simbólicos para o município (R$ 5 de ISS) e para o Estado (R$ 1 de ICMS). Já o INSS será reduzido a 5% do salário mínimo (R$ 31,10). Com isso, o empreendedor individual terá direito a benefícios previdenciários, linhas de financiamento com redução de tarifas e taxas de juros adequadas, apoio técnico do Sebrae e segurança jurídica, entre outras vantagens.
A formalização é feita de forma gratuita pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) ou através do Sebrae. Segundo o coordenador regional do Sebrae da Serra Catarinense Altenir Agostini, em Curitibanos, até 2 de abril, estavam formalizados 663 EIs. “Temos o projeto de reunir esses empreendedores em um Núcleo Setorial, como já acontece com as automecânicas, por exemplo”, adiantou a diretora da Acic Ana Carolina.

Fonte : Jornal A Semana