Pra Vida - Curitibanos receberá sistema de videomonitoramento urbano a partir de 2013
Curitibanos receberá sistema de videomonitoramento urbano a partir de 2013
Curitibanos receberá sistema de videomonitoramento urbano a partir de 2013.

23/08/2012

Florianópolis (20.08.2102) – Uma audiência na manhã do dia 20 de agosto entre o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, com lideranças de Curitibanos definiu que a cidade receberá seu sistema de videomonitoramento urbano até o final do primeiro trimestre de 2013. Nesta primeira etapa serão instaladas 11 câmeras de vigilância, num investimento de R$ 180 mil, mas o sistema pode receber até 20. A previsão da SSP era instalar as câmeras até o final deste ano, mas problemas técnicos atrasaram o projeto.

Segundo o secretário, neste momento ele está impedido de assinar qualquer convênio por força da legislação eleitoral, mas confirmou que o processo de instalação de câmeras de vigilâncias terá continuidade tão logo a legislação permita, o que deve acontecer entre o final de outubro e início de novembro próximo.

Sobre o sistema de videomonitoramento, o secretário lembrou que finaliza até outubro próximo, o processo de instalação de câmeras de vigilância nas 36 cidades que assinaram convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) em outubro do ano passado. Para 2013 a expectativa é de que a SSP assine convênios com mais 40 municípios interessados em receber este equipamento.

Grubba explica que o município que quiser receber o sistema tem que mostrar interesse e procurar a SSP, através da sua Gerência de Videomonitoramento Urbano que coordena todo o trabalho. “Usamos como critérios para definição das cidades que receberão o sistema os índices populacional e de crescimento econômico, além das taxas de criminalidade. A partir daí estabelecemos parcerias com as prefeituras”, diz o secretário.

Durante a reunião o secretário informou, ainda, que a comarca de Curitibanos receberá reforço em seu efetivo da Polícia Civil. Serão mais seis policiais entre delegados (1), psicólogos (1), escrivães (2) e agentes de polícia (2) que já se apresentaram à delegacia de polícia daquela comarca.

Participaram da audiência o advogado Jeison Francisco Medeiros, da Comissão Pró Segurança de Curitibanos; coordenador Regional de Defesa Civil, Djalma Santos Niles; representante da Associação Empresarial de Curitibanos , Amarildo Niles; Luciano Farias, integrante do Rotary Club, e o deputado estadual Reno Caramori.

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública