Pra Vida - ACIC e SEBRAE realizam Café Palestra sobre tendências de consumo
ACIC e SEBRAE realizam Café Palestra sobre tendências de consumo

04/09/2012

A Associação Empresarial de Curitibanos, em parceria com o SEBRAE, realizaram na manhã do dia 04 de Setembro, no auditório da entidade, uma palestra com o tema: “Novo Perfil e Tendências de Consumo”. A palestra foi proferida pelo consultor do SEBRAE, Doutor em Estratégias do Varejo, Henrich Fuhr, de Chapecó, um profundo estudioso e conhecedor do assunto.

Durante mais de uma hora, Henrich trouxe uma série de informações valiosas aos empresários e lojistas de Curitibanos. Em termos gerais, os dados apresentados são otimistas, apesar de uma crise econômica e financeira aparente em função dos reflexos que o Brasil sente decorrentes da crise européia

Henrich trouxe vários indicadores para balizar suas colocações. Disse que hoje (2012) o Brasil é a 7ª. maior economia do mundo. E que até o final de 2014 deverá estar entre as cinco maiores. “Em 2003, foi nos disponibilizado R$ 380 bilhões em crédito. Neste ano, esse valor será de R$ 1,5 trilhão (quase quatro vezes mais). E em 2020 deverá ser disponibilizado R$ 5 trilhões (três vezes mais do que hoje)”, disse. “Nos próximos sete anos, o consumo de água mineral vai crescer 82% no Brasil; o consumo de veículos novos será 60% maior; os serviços de TV por assinatura vão crescer 58%; o consumo de produtos de laticínios vai ser 39% maior; vamos vender 23% a mais de computadores; 24% a mais de perfumes; 43% a mais de bebidas alcoólicas e 50% a mais de comida congelada”, informou.

Segundo o palestrante, a tendência no Brasil é que haja ainda mais mulheres no mercado de trabalho (“isso aumenta a renda das famílias e o consumo” – explicou); haverá maior número de casais jovens sem filhos; haverá mais pessoas jovens morando sozinhas (até 15% da população); teremos um número bem maior de pessoas de meia idade com alto poder aquisitivo e as pessoas terão uma expectativa de vida ainda maior do que hoje (no Brasil, atualmente, a expectativa de vida média da população fica na faixa de 75 anos – as mulheres vivem mais).