Pra Vida - SERASA-Cheques e Documentos Roubados ou Extraviados
SERASA-Cheques e Documentos Roubados ou Extraviados
Plantão Serasa: proteção para o consumidor.

17/10/2008

A Serasa oferece um serviço exclusivo e gratuito aos consumidores de todo o País, o Plantão Serasa 011 33 Serasa ou 3373-7272. Por meio do Plantão Serasa é possível prevenir-se contra fraudes na ocorrência de cheques e documentos roubados, furtados ou extraviados.

O serviço está disponível de segunda a segunda, inclusive aos sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia.

Perda de Documentos

Comunique o roubo ou o extravio de documentos

Agora você pode registrar a ocorrência de documentos roubados, furtados ou extraviados e contar com o apoio da Serasa na hora de informar o comércio e as instituições financeiras sobre o fato.

As informações são acrescidas ao banco de dados da Serasa e ficam disponíveis a todas as instituições financeiras e comerciais que o consultam, pelo tempo que você precisar. Apenas você, titular dos documentos, pode solicitar a exclusão dessas informações.

O que fazer

O registro de ocorrências de roubo, perda, furto ou extravio de documentos pelo Plantão Serasa é simples e fácil, basta:

1. Entrar em contato pelo telefone (11) 33 Serasa;

2. Informar ao atendente a espécie e o número do documento roubado, furtado ou extraviado;

3. Enviar, por fax ou correio, o Boletim de Ocorrência (B.O.) e declaração formal(clique para fazer download do modelo), assinada de próprio punho.

As informações são colocadas a disposição para consultas, em todo o território nacional, imediatamente, por um prazo de 10 dias úteis, até que a documentação que formaliza a solicitação seja recebida. Caso contrário, as informações deixarão de ser apresentadas em consultas.

Exclusão de Dados Sobre Documentos Roubados ou Extraviados

As informações sobre documentos roubados, furtados ou extraviados ficam disponíveis até o momento em que você, titular do documento, solicita a exclusão deste registro. Para isso:

1. Entre em contato com o Plantão Serasa pelo telefone (11) 33 Serasa e solicite a retirada dessas informações.

2. Envie, por fax ou correio, declaração formal(clique para fazer download do modelo), assinada de próprio punho, confirmando o pedido de exclusão.

Evite Fraudes com Cheques

Em caso de roubo, furto ou extravio de cheques ou talões, entre em contato com o Plantão Serasa, pelo telefone 11 33 Serasa, e informe seu nome, CPF/MF, o número do banco no qual mantém conta, o número da agência, o número de sua conta corrente e o(s) número(s) do(s) cheque(s). A ocorrência será registrada e ficará disponível a todos os clientes da Serasa.

O serviço pode ser utilizado após o horário de funcionamento dos bancos e aos sábados, domingos e feriados. O cadastro é provisório, permanecendo as informações disponíveis por 72 horas. Após esse período, o registro é automaticamente excluído da base de dados da Serasa.

Por isso, é fundamental que você procure a sua agência bancária, assim que esta estiver aberta, para sustar oficialmente os cheques, por meio de correspondência, sob protocolo, apresentando o respectivo Boletim de Ocorrência (B.O.). Caso o roubo, furto ou extravio ocorram fora do horário de expediente bancário, o pedido de sustação perante o banco pode ser feito temporariamente, em caráter provisório, por telefone, hipótese em que o correntista deve formalizar a sustação do cheque, no prazo de até dois dias úteis após a ocorrência, comparecendo pessoalmente ao banco.

Não perca tempo nem utilize o serviço de terceiros.
Procure o serviço gratuito da Serasa, pelo telefone 11 33 Serasa.

Que Documentos Cadastrar

Podem ser registrados os seguintes documentos, com os seus respectivos números:

- Cadastro de Pessoa Física (C.P.F.)
- Documento de Identidade - Registro Geral (R.G.)
- Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (C.T.P.S.)
- Título de Eleitor
- Cédula de Identidade Profissional

Por que Fazer um B.O.

O Boletim de Ocorrência (B.O.) é a comprovação legal e documentada da ocorrência de furto, roubo ou extravio de documentos, e você pode fazê-lo na Delegacia de Polícia mais próxima ou, em São Paulo, pelo sitewww.ssp.sp.gov.br, na Internet, relacionando todos os dados dos documentos.

Classificação da Ocorrência

Como classificar corretamente uma ocorrência

Para que você possa classificar corretamente uma ocorrência, é importante que você conheça as definições utilizadas pelos códigos legais nacionais:

1. Furto: crime que consiste na retirada de bem ou objeto que possa ser removido com facilidade (subtração de coisa alheia móvel, com o objetivo de apoderar-se dela), sem ameaça e sem violência, mas contra a intenção da vítima.

2. Roubo: crime que consiste na retirada de bem ou objeto (subtração de coisa alheia móvel), mediante grave ameaça ou violência praticada contra a vítima.

3. Extravio: desaparecimento, perda ou sumiço de bem ou objeto.

Dúvidas

Em caso de dúvida ou para obter informações adicionais, entre em contato com Plantão Serasa, pelo telefone (11) 33 Serasa.

fonte: www.serasa.com.br