Pra Vida - XXVI Encontro Catarinense de Apicultura
XXVI Encontro Catarinense de Apicultura
Apicultores do Núcleo de Apicultura da ACIC, participaram do XXVI Encontro Catarinense de Apicultores.

28/10/2008

Apicultura em discussão

Apicultores do Núcleo de Apicultura da ACIC, participaram do XXVI Encontro Catarinense de Apicultores, que aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro em São Joãodo Oeste, para debater temas como mercado, rastreabilidade e a importância da associação dos produtores para a profissionalização da atividade.

Na oportunidade também aconteceu o II Encontro da Mulher Apicultora e a Expo-Apis, que é uma feira de equipamentos e indumentária apícola. Participaram do encontro mais de 350 apicultores oriundos de 32 cidades catarinenses e outras cidades brasileiras como Porto Velho/RO, Uberlândia/MG, Atibaia/SP e Rio de Janeiro/RJ, entre outras.  A programação propiciou aos presentes debaterem sobre os principais temas que afligem o setor apícola estadual e nacional como, por exemplo, a situação do mercado em Santa Catarina, no Brasil e no mundo, temas técnicos como a seleção massal das abelhas e rastreabilidade.

Por outro lado, as mulheres puderam expor o seu papel na cadeia produtiva do mel e sua organização no associativismo apícola. “O encontro contribuiu para que as discussões sobre os problemas atuais dos apicultores como, por exemplo, o sumiço das abelhas, pudessem ser avaliados”, disse o chefe da Epagri/Cepea, Walter Miguel, revelando que a conclusão, pelo menos em Santa Catarina é de que trata-se, realmente, de uma deficiência alimentar dos enchames - a proteína do pólen que, em função de problemas climáticos, não está acessível às abelhas. Walter Miguel ressaltou a importância dos apicultores se organizarem e se profissionalizarem, para poder atender as exigências do mercado tanto nacional quanto o internacional. “Os cuidados com a higiene, manejo do apiário e a rastreabilidade precisam ser prioridade”, afirma.

Durante o evento, foi eleita a nova diretoria da Federação das Associações de Apicultores de SC (FAASC), tendo o técnico agrícola da Epagri e apicultor Nésio Fernandes de Medeiros assumido a presidência pelos próximos dois anos. “Também foi proclamado Patrono da Apicultura Catarinense, o saudoso e inesquecível Helmuth Wiese, pelo seu valoroso trabalho em prol da Apicultura catarinense e Presidente de Honra Vitalício, Eloy Puttkammer”, informou Walter que agradeceu a todos os envolvidos na organização e realização do evento.

O diretor administrativo e financeiro da Epagri, João Carlos Biasibetti participou do encontro, representando o Secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron e o presidente da Epagri, Murilo Flores.