Pra Vida - Vantagens do Estágio
Vantagens do Estágio
Com o índice de desemprego em torno de 10% nas maiores capitais do país...

12/01/2009

Com o índice de desemprego em torno de 10% nas maiores capitais do país, é preocupante a constatação de que uma boa parte desse índice está constituída por jovens que cursam faculdade e que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, mas que ainda não o fizeram por falta de uma oportunidade que lhes propicie a experiência necessária.

Muitas empresas, quando buscam candidatos para o preenchimento das vagas disponíveis em seus quadros de contratados, têm a expectativa de receber colaboradores já plenamente qualificados, experientes e, de preferência, devidamente treinados nas competências requeridas.

Entretanto, quando lançamos nosso olhar para o jovem profissional em início de carreira, verificamos que a questão da experiência ainda é um óbice à conquista de uma boa oportunidade de emprego.

Dessa forma, consideramos a possibilidade de realizar um estágio, em sua área de formação, como um caminho dos mais apropriados para a obtenção da tão almejada experiência.

No decorrer do primeiro ano de curso de graduação, é um pouco mais difícil a obtenção de um estágio na área de formação. A partir do segundo ano, é hora de batalhar por uma vaga. A primeira coisa é elaborar o currículo e mantê-lo sempre atualizado em função dos conhecimentos, habilidades e experiências que forem sendo adquiridas com o passar do tempo.

É importante ficar atento às empresas que possuem programas de estágios, pois elas costumam abrir inscrições para o recrutamento para tais programas em determinadas épocas do ano.

Como vantagens na realização de um estágio, encontramos não só a possibilidade de uma contratação efetiva dentro da própria empresa em que o estágio foi realizado (em várias empresas o programa de estágio é uma das principais portas de acesso ao seu quadro de colaboradores), como a aquisição de maior qualificação na área de formação. O exercício de networking também é importante, uma vez que o estagiário irá interagir com outros profissionais, de outras áreas de atuação, desenvolvendo uma visão sistêmica do que é uma organização. É importante lembrar que a vivência do dia-a-dia de uma empresa propicia aprendizados paralelos além daqueles especificamente relacionados à área de formação acadêmica, os quais são muito preciosos na solidificação de uma carreira profissional de sucesso.

Para as empresas, a vantagem na contratação de estagiários está não só no cumprimento de um compromisso com a comunidade, no sentido de contribuir para a formação de profissionais competentes dentro de suas áreas de atuação, como também na possibilidade de se manter sempre atualizada, recebendo jovens que trazem a vanguarda dos procedimentos para dentro das organizações, oxigenando procedimentos arraigados e incentivando a possibilidade de mudanças de paradigmas. Há a possibilidade de moldar talentos, desenvolvendo habilidades em total consonância com as necessidades da empresa.

A verdade é que a contratação de jovens para a realização de estágios dentro das empresas resulta em benefícios para todos: estudantes, empresas e comunidade.

Janete Teixeira Dias