Os criadores de abelha no centro de Santa Catarina tiveram uma melhora nos negócios após uma parceria com o Sebrae e a associação empresarial do município de Curitibanos. A produção aumentou e ganhou qualidade, além da marca dos agricultores.
O produtor de mel Adoli Pedro Schwinden produz mel desde 1970. Há pouco mais de três anos o apiário dele passou por uma revolução. Através de um programa de capacitação do Sebrae ele aprendeu novas técnicas no manejo das colméias. Só a troca da abelha rainha no tempo correto fez com que a produção tivesse um aumento de 30%.
“Uma rainha no tempo normal dura de quatro a cinco anos. Só com o manejo a gente costuma trocá-la de um a dois anos para manter uma produção grande”, disse seu Adoli.
Altenir Agostini é agente do Sebrae. Desde agosto de 2005 acompanha de perto os apicultores. A produção passou de seis para 12 toneladas de mel por ano. “Nós temos agora o desafio de manter a qualidade da produção, de manter a produtividade em alta e ter uma postura um pouco mais forte no acesso ao mercado”, disse.
De 2005 para cá o Sebrae mudou a mentalidade de 16 apicultores da região de Curitibanos. O mel é basicamente o mesmo, mas ganhou dois ingredientes: tecnologia e lucro.
Em 2007, os apicultores de curitibanos fizeram uma parceria com a associação empresarial do município. O mel ganhou embalagem e rótulo padronizados. O produto é também registrado no Ministério da Agricultura e tem o selo de inspeção federal.
O produtor de mel Osmar Alexandre aprovou as parcerias com o Sebrae e associação empresarial de curitibanos. A produção de mel dele teve um crescimento de mais de 25%. “Eu sempre tinha a tradição. Com as novas técnicas a gente aprendeu muita coisa”, falou.
O próximo desafio dos produtores será montar uma unidade para processar o mel. Hoje o trabalho é terceirizado.
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