Pra Vida - Crescimento negativo do PIB não emprisiona Empresários
Crescimento negativo do PIB não emprisiona Empresários
PIB teve a maior queda em 25 anos

A atividade econômica no Brasil mensurada pelo seu Produto Interno Bruto (PIB) teve a maior queda dos últimos 25 anos, registrando um crescimento negativo de -3,8% em 2015. O dado foi divulgado na manhã desta quinta-feira, 3/3, e na avaliação da FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, esse resultado vem só colaborar com o que já se presenciava durante todo esse período. ‘De fato 2015 foi um ano muito conturbado, em que boa parte da população sofreu severos impactos causados pelos problemas políticos e econômicos, como a questão do desemprego e a inflação cada vez mais galopante”, declara o presidente da entidade que representa cerca de 80 mil empresários em SC.

Outra causa avaliada pela área de Economia e Estatística da Federação como um dos principais problemas na economia brasileira atual é a questão da confiança. “Diante de um cenário de conflito no próprio Governo e nas demais esferas políticas, somado a escândalos de corrupção, o resultado é a queda na credibilidade das ações governamentais e um grande desgaste social. O que temos é um ambiente de incertezas, afetando principalmente as expectativas e os níveis de confiança de todas as esferas da sociedade.”

Para Reck, a retração do Investimento de -14,8 pontos percentuais, valor esse que chega a quase quatro vezes o que o PIB declinou em 2015, não é uma surpresa, é resultado da falta de confiança na economia. “O principal desafio é recuperar a governabilidade política brasileira, criar um ambiente favorável a geração de negócios, com mais transparência e responsabilidade, desta forma, trará à tona o resgate da confiança na economia brasileira. É hora de acordar, não tem segredo: não se colhe frutos diferentes plantando as mesmas coisas”. fonte facisc