Pra Vida - A importância de um Curriculum bem elaborado
A importância de um Curriculum bem elaborado
Vagas de estágio crescem no início de ano.

24/03/2009

20 de Fevereiro de 2009

Início de ano é considerado a época mais propícia para se conseguir uma vaga de estágio, seja para estudantes de ensino médio técnico ou superior. Segundo a consultora da Associação Empresarial de Curitibanos (Acic) Andreia Petri, enquanto neste período as vagas de emprego são escassas, a contratação de estagiários cresce 50% em relação a outros períodos do ano.

Nesta fase, os contratos de estágio são encerrados e novas contratações são necessárias, abrindo vagas para estudantes. Andreia comenta que, atualmente, a Acic tem disponíveis 15 vagas de estágio. "Temos muita dificuldade para encontrar estagiários na área florestal. Na área administrativa e de enfermagem, temos um número maior de procura de vagas", afirma.

Os estudantes acima de 16 anos que estiverem interessados em uma vaga de estágio devem comparecer à Acic e realizar um cadastro para concorrer a uma vaga. Quem procura uma vaga de emprego deve levar um currículo até o escritório da Acic, no 5º andar do Edifício Gaboardi Master Center, em horário comercial.

LEI DE ESTÁGIO

A Lei de Estágio 11.788/2008 define novos parâmetros para as contratações de estagiários, dentre elas, está a carga horária, que é limitada a seis horas diárias ou 30 semanais, tanto para ensino médio, técnico profissionalizante e superior.

Os estagiários também têm direito a recesso remunerado de 30 dias, após um ano de estágio na mesma empresa, ou proporcional ao tempo de estágio, quando for menos de um ano. O tempo máximo de estágio na mesma empresa é de dois anos, exceto quando se tratar de estagiário deficiente.

Os contratos emitidos desde 26 de setembro do ano passado são regidos pela nova legislação. Os anteriores permanecem inalterados até a sua expiração, renovação ou alteração.

ORIENTAÇÕES

Andreia Petri alerta as pessoas que estão procurando emprego para uma questão de fundamental importância: a elaboração de currículo. Segundo ela, são recebidos, na Acic, dez currículos por dia, mas apenas dois ou três são aproveitados. O restante, por estar mal redigido, não pode ser aproveitado.

Ela explica que quem quer ganhar destaque na hora de procurar emprego deve ter em mãos um currículo bem elaborado, claro e objetivo, que atenda a todas as dúvidas do empregador.

De acordo com Andreia, o objetivo do currículo é proporcionar orientações ao empregador, uma apresentação pessoal do candidato a uma vaga, de forma que mostre adequadamente o perfil do profissional ao mercado de trabalho. "Primeiramente, ele não deve ser elaborado em mais que duas páginas, não deve ter capa. As informações que serão inseridas no documento devem ser selecionadas pelo candidato", informa.

Ela destaca que o texto do documento não pode ser cansativo para o leitor, principalmente na busca das informações necessárias, tendo clareza e objetividade nos dados. As páginas também devem ter um cuidado especial. Não podem estar amassadas ou rasuradas, mantendo a integridade e aparência do currículo.

Andreia comenta que, por muitos empresários exigirem foto do candidato, é necessário que a imagem esteja nítida, mostrando claramente o rosto da pessoa. Currículos redigidos manualmente também são válidos, se apresentarem uma letra legível.

CURRICULUM VITAE

1º passo – Dados Pessoais

Nos dados pessoais, devem constar apenas nome, idade, telefone e endereço. São descartadas informações como o número de documentos pessoais, que são necessários apenas na hora da contratação. Informações como altura, peso, cor dos cabelos e medidas são utilizadas apenas por agências de modelos.

2º passo – Objetivo

Neste item, deve constar a área em que o candidato pretende atuar. Por exemplo: área administrativa ou vendas.

3º passo – Histórico da Experiência Profissional

Nesta etapa, caso o candidato já tenha experiência profissional, ele deve fazer uma análise para seleção. Caso tenha trabalhado em mais de três empresas, deve selecionar as empresas em que ele trabalhou por um período mais longo. Caso não tenha experiência profissional, ele deve revelar, através do texto, suas habilidades e aptidões.

4ª passo – Formação

Quanto à formação, o indivíduo deve informar o seu último grau de escolaridade, ou seja, em qual ensino ele parou ou concluiu, informando a situação da graduação – se está concluída, em andamento ou trancado, com o nome da instituição e a data em que parou.

5º passo – Cursos e Seminários

Se o candidato tiver participado de cursos e seminários e estes tiverem relação como local onde ele irá distribuir os currículos, ele deve informar a data, a instituição e o tema do curso ou seminário, selecionando sempre os de maior interesse.

6º passo – Informação Pessoal

Para o candidato que já tem experiência profissional, é indicado que informe em seu currículo, no máximo duas empresas em que trabalhou, para servirem como referência. Para as pessoas que estão a procura de emprego, é interessante que informem alguém que possa informar a respeito de suas aptidões. Quem estuda, por exemplo, pode colocar como referência o diretor da sua escola.

Fonte: Jornal A Semana