Pra Vida - Campanhas “Declare Certo” e “IR Legal” acontecem neste sábado em Curitibanos
Campanhas “Declare Certo” e “IR Legal” acontecem neste sábado em Curitibanos
Evento tem o apoio da ACIC.

O prazo para a declaração do imposto de renda encerra neste mês de abril (29). Até a última segunda-feira (04) a Receita Federal recebeu 7.396.848 declarações o que equivale a somente 25,9% do previsto para este ano. Em Santa Catarina o percentual é semelhante, 26%, ou seja, do 1,15 milhão previsto somente 290.712 enviaram o documento até agora.

No intuito de impulsionar estes números e de esclarecer dúvidas sobre a declaração, várias cidades do país e do estado estão promovendo a Campanha Declare Certo que consiste em orientação gratuita aos contribuintes, por parte de empresários de serviços contábeis, sobre o preenchimento da Declaração.

Curitibanos faz parte deste seleto número de municípios. A Campanha acontecerá no próximo sábado, dia 09 de abril, das 08h30 as 12h00 na Av. Salomão Carneiro de Almeida, em frente ao Banco HSBC e a Loja Accord.

“Muitas dúvidas podem surgir no momento de preencher a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), principalmente se considerarmos as mudanças e novidades inseridas a cada ano. Para orientar a população e evitar erros os empresários contábeis de Curitibanos participarão da campanha”, ressalta o Diretor Regional do Sescon/SC para a região de Curitibanos, Contador Jandival Ross.

A iniciativa é do Sescon/SC - Sindicato das Empresas Contábeis de SC, Sindicont Curitibanos e Região e Núcleo dos Contadores da ACIC.

“Como a cada ano, mais pessoas precisam entregar a declaração, em virtude da defasagem da tabela do IR, muitos novos contribuintes ficam pendentes na Receita Federal, interferindo na sua situação fiscal e bancárias, além do que, a fiscalização da Receita Federal está cada vez mais rígida, para se evitar futuros problemas, é importante buscar ajuda antes de transmitir a declaração, evitando a malha fina”, salientou Ross.

Durante o evento deste sábado a população terá acesso a um panfleto de orientação sobre o IRPF, produzido pelo Sescon/SC, com informações a respeito das dúvidas mais frequentes. “Assim, o contribuinte terá sempre à mão um material, com informações seguras, e sem custo algum”, finalizou Jandival.

Quem perder o prazo de entrega do IR estará sujeito a multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%.

Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.