Pra Vida - Presidente e vice falam sobre missão na Alemanha
Presidente e vice falam sobre missão na Alemanha
Amarildo(d) e Rodrigo integraram missão da FACISC

Conhecer mais sobre o Programa de Desenvolvimento Local (DEL), que está sendo executado em alguns municípios catarinenses, inclusive em Curitibanos, e que nasceu na Alemanha. Com este objetivo o presidente e vice da Associação Empresarial de Curitibanos (ACIC), Amarildo Niles e Rodrigo Zanetti, respectivamente, integraram a missão da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) à Alemanha.

Foram 10 dias em solo alemão em busca de mais informações, detalhes e novidades que possam, se não serem implantadas como tal, devido a diferença cultural e principalmente econômica dos dois países, inspirar ações que venham auxiliar no desenvolvimento do programa em Curitibanos.

“A missão foi fundamental para o processo de implantação do DEL em Curitibanos. Muita coisa que foi observada lá pode ser adaptada aqui. É claro que não acontecerá do dia para a noite, é um processo que iremos disseminar junto às câmaras técnicas do programa e que demandarão de certo tempo para serem executadas aqui, até porque, elas terão que ser adaptadas a nossa realidade, que, aliás, é bem diferente da encontrada na Alemanha”, destacou Amarildo.

Segundo o presidente a missão visitou diversas câmaras e secretarias e muitos aspectos foram destaque, como por exemplo, a energia, reciclagem de lixo, transporte, infraestrutura, entre outros. “Sabemos que não vamos poder fazer igual a eles, no entanto, a ideia, o start inicial de algumas situações podemos implantar aqui conforme a nossa realidade e o mais importante disso, é que, a partir de agora, nós temos uma rede de network muito forte que poderá nos ajudar na execução destas ações”, finalizou Niles.

Outro ponto observado foi a presença muito forte do associativismo. Para Zanetti, este é um dos principais ingredientes do sucesso do DEL na Alemanha, segundo ele, 80% dos alemães são associados em alguma entidade, além dos bancos serem todos cooperados.

Situação também destacada por ele foi o processo que as empresas passam antes de realmente irem para o “mercado”.

“Todas as empresas antes de abrirem passam por uma análise de projeto de seis meses. Eles não deixam a empresa simplesmente abrir, eles analisam a viabilidade, a prospecção de mercado e depois desse processo é que a empresa é autorizada a iniciar sua atividade, e mesmo após isso, existe um acompanhamento de 1 ou 2 anos, e somente a partir disso é que ela vai para o mercado sozinha, esse apoio é fundamental, evita o que acontece com muita frequência no Brasil, que é empresa falindo antes mesmo de completar o primeiro aniversário”, destacou o vice-presidente da Acic.

Embora vários cases de sucesso observados na Alemanha e que podem vir a inspirar futuras ações aqui, uma coisa é fundamental para que elas (ações) vinguem em solo brasileiro: mudança de atitude.

“Isso sem dúvida é a parte mais forte do consenso de Essen, que gerou o DEL, é as pessoas quererem fazer a sociedade melhorar. Esquecer o poder público e assumir a responsabilidade. O que nós podemos fazer. O que eu Rodrigo Zanetti posso fazer por Curitibanos? É essa mentalidade que eles têm lá e que dá resultado e que nós temos que nos espelhar”, finalizou Zanetti.

A missão à Alemanha aconteceu entre os dias 24 de junho e 07 de julho.

Desenvolvido pela Associação Empresarial de Curitibanos (ACIC), através de sua Federação (FACISC), e com o apoio de diversas instituições curitibanenses, o DEL pretende alavancar o potencial sócio-econômico do município e da região. Iniciado este ano, mais de cem pessoas integram o programa que já possui oito Câmaras Técnicas instituídas, as quais irão trabalhar o desenvolvimento de projetos em diferentes segmentos da sociedade.