Pra Vida - Apicultores recebem Diagnóstico da Produção de Mel na região
Apicultores recebem Diagnóstico da Produção de Mel na região
Levantamento irá ajudar para implantar melhorias na cadeia produtiva.

A reunião mensal do Núcleo de Apicultores da Associação Empresarial de Curitibanos, realizada no Auditório da ACIC na semana que passou, foi de grande importância para os produtores obterem informações sobre o cultivo do produto na região.

Na oportunidade esteve presente o Senhor Luiz Celso Stefaniak, técnico da Epagri e representante da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), o qual apresentou um Diagnóstico da Cadeia de Produtividade da Apicultura.

O Projeto Melhoria Tecnológica e Adequação da Produção Apícola para Certificação Orgânica em Santa Catarina, foi realizado pela FAASC, financiado pelo Banco do Brasil e SEBRAE e, teve o apoio da Epagri; Senar e UFSC.

Segundo consta nesse levantamento a regional possui 55 Apicultores, os quais estão distribuídos em Curitibanos (26), Ponte Alta do Norte (13), Frei Rogério (8), São Cristóvão do Sul (5) e Santa Cecília (3). No total são 3.733 colmeias.

Hoje em Santa Catarina cada colméia produz em média 20,5 kg, assim, as colméias da região de Curitibanos estão muito próximas da média estadual, uma vez que, conforme os dados apresentados, a produção chega a 18,62 kg.

Já em relação a produção anual, o estado que é o quarto no ranking nacional, produz  63,10  Kg Mel / Km² enquanto a região curitibanense consegue produzir 23,13 Kg Mel / Km².

Em posse destes e de outros dados referente a cadeia produtiva do mel na região, foram apresentadas sugestões para que a produção possa ser melhorada e aumentada. Estas sugestões a partir de agora serão adicionadas ao planejamento estratégico do Núcleo de Curitibanos que buscará o auxilio de instituições como, Epagri; Senar; Secretária da Agricultura; Sindicato Rural e Cidasc para colocá-las em prática.