Pra Vida - ACIC recebe empresários da Alemanha para debater futuros investimentos na região
Encontro, que teve por objetivo estreitar relações, aconteceu no Gaboardi Park Hotel

Oito de Outubro. Um dia para ficar marcado na história da Associação Empresarial de Curitibanos (ACIC).  Foi nesta data que a entidade recebeu empresários da Alemanha para conhecerem melhor a economia e as potencialidades da região para quem sabe no futuro, investirem aqui.

A possibilidade foi criada depois da participação do presidente e vice da ACIC, Amarildo Niles e Rodrigo Zanetti, em Junho deste ano, na Missão Empresarial promovida pela FACISC até a cidade de Essen. Depois daquele contato uma série de informações foram encaminhas para os alemães que resolveram conhecer in loco.

“Foi à viagem de Curitibanos à Alemanha que gerou esse nosso interesse. Quando trocamos informações com o Amarildo e o Rodrigo sobre os potencias de Curitibanos e dos nossos pensamos: estamos tão perto um do outro, vamos liquidar esses 12 mil quilômetros que estão entre nós. Penso que o inicio de toda maneira de executar algo é o diálogo, a segunda parte é conhecer e entender o que acontece aqui e ai tentar colecionar quais são os potencias, as necessidades e, principalmente, as competências de Curitibanos. Estamos pra lá da época de viajarmos para terceiros países e acharmos que temos as soluções melhores. A ideia é transportar as competências daqui para lá e as de lá para cá”, destacou Holger Hey, um dos empresários alemães presentes em Curitibanos.

Para Lucilene Petreca, brasileira que já esta na Alemanha há 17 anos e é consultora da Hey Projects KG, este foi o primeiro passo para que, futuramente, investimentos alemães venham acontecer na região.

“A intenção foi aprofundar os contatos com os empresários daqui e fazer essa troca de interesses entre Brasil e Alemanha para sabermos onde se encaixam as empresas brasileiras com as pequenas e médias empresas alemãs. Os empresários de lá têm interesse em investirem aqui. Hoje o tema maior é a energia renovável, no entanto, agora iremos levar essas informações para um grupo de 140 empresas, dos mais variados segmentos, que fazem parte de nosso networking e analisar quais se encaixam com os interesses das empresas brasileiras, a partir desse momento vem um terceiro passo que é o investimento e como isso será financiado”, finalizou Petreca.

O encontro possibilitado pela ACIC aconteceu no Gaboardi Park Hotel e reuniu, além de empresários de Curitibanos, empresários do meio-oeste catarinense.

“Ficamos até emocionados porque foi uma ação de certa forma pequena que poderá no futuro trazer um grande efeito. Temos um leque muito grande de negócios para se fazer com eles, seja através da energia limpa, do lixo ou até mesmo em outros segmentos. Além dos negócios já se pensa até em intercâmbio entre universidades e escolas. Vejo que essa troca de experiências é o início de uma grande evolução para nossa cidade e região. Vivemos um momento ímpar e a Associação Empresarial está dando a sua contribuição”, falou Niles, presidente da ACIC.