Pra Vida - Seminário do DEL é realizado com sucesso
Seminário do DEL é realizado com sucesso
Evento aconteceu na noite desta segunda-feira (03).

A comunidade atendeu o chamado e o Auditório da Universidade do Contestado – UNC recebeu um grande número de pessoas que prestigiaram o I Seminário do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL de Curitibanos.

Durante o evento foi apresentado o que é o DEL e suas Câmaras Técnicas, bem como, os projetos que já estão em andamento e aqueles que serão implantados.

O Seminário também teve a apresentação de dois painéis: “Oportunidades de Negócios Brasil x Alemanha” e “Logística e Atração de Investimentos”.

Até quarta-feira (05) o evento segue com a capacitação dos Agentes do Programa de diversas cidades do estado onde o DEL também está sendo executado.

Em Curitibanos o Programa iniciou no ano passado e os números já são bastante animadores: cerca de 200 pessoas envolvidas; 8 projetos aprovados pelo Conselho Administrativo; 10 projetos com execução a curto prazo; 12 a médio prazo; e 14 a longo prazo. A expectativa é que os 26 projetos (médio e longo prazo) sejam implantados até 2030.

“Estamos felizes pela participação da comunidade. Foi um evento de grande importância que apresentou o resultado do primeiro ano do DEL aqui. O programa só vai funcionar com o apoio e a participação da comunidade e estamos abertos para receber novos integrantes e sugestões”, destacou o Presidente da ACIC, Amarildo Niles.

O Programa em Curitibanos tem 8 Câmaras Técnicas, que são as responsáveis pela elaboração dos projetos. As áreas de atuação são: Saúde; Turismo; Desenvolvimento Social; Logística e Distribuição; Desenvolvimento Industrial; Educação Empreendedora; Desenvolvimento Rural; e Desenvolvimento Urbano.

O DEL é um Programa que busca o desenvolvimento planejado da sociedade em suas diversas áreas. Ele é desenvolvido a partir da FACISC através de suas Associações Empresariais que contam com apoio do poder público e da sociedade organizada. Atualmente 20 cidades catarinenses executam o DEL. A intenção da Federação é chegar a 50 até o final deste ano.

“A grandeza do programa é que conseguimos reunir poder público, empresários e a sociedade organizada no intuito de planejar a nossa cidade. É um planejamento a longo prazo mas, o resultado será permanente”, frisou o Agente do DEL em Curitibanos, Aldo Dolberth.