Pra Vida - Núcleo de Gestão de Pessoas tem palestra sobre E-Social
Núcleo de Gestão de Pessoas tem palestra sobre E-Social
Esta foi a primeira ação do recém criado Núcleo.

Com o intuito de discutir sobre o E-Social, um tema que vem gerando dúvidas e questionamentos para muitas empresas e para responsáveis pelo RH das organizações, o Núcleo de gestão de Pessoas recebeu em sua reunião deste mês de junho o Sr. Loan Stehl de Liz. Durante o encontro ele falou da importância do programa bem como esclareceu dúvidas dos nucleados sobre o assunto.

A ação foi a primeira desenvolvida pelo recém criado Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIC de Curitibanos e foi avaliada de maneira positiva.

SOBRE o E-SOCIAL

O eSocial é um instrumento de unificação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas cujo objetivos são padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição em todo o território nacional.

Em outras palavras, o eSocial é uma ferramenta para consolidar as obrigações acessórias da área trabalhista de uma empresa em uma única entrega. Dessa forma, o profissional de RH pode enviar todas informações relevantes ao CAGED, GFIP, RAIS e outras em um único envio.

A eSocial entrou em vigor em 2014 com o Decreto Nº 8.373/2014, instituído pela Presidência da República.  A escrituração e transmissão realizada pelo eSocial substituirá a obrigação das entregas das informações em outros formulários e declarações.

O eSocial irá iniciar em Janeiro de 2018, para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões, e em Junho de 2018 para as demais incluindo aí as microempresas, empresas de pequeno porte e também os Microempreendedores Individuais (MEIs).