Pra Vida - ACIC/Empresários Alemães: Investimento cada vez mais próximo
ACIC/Empresários Alemães: Investimento cada vez mais próximo
Empresários estiveram em Curitibanos esta semana

O que parecia um sonho, cada vez mais se aproxima da realidade.

Pela terceira vez em menos de um ano, empresários vindos da Alemanha estiveram em Curitibanos para discutirem a possibilidade de investirem em nossa terra. Assim como aconteceu nas outras duas oportunidades, a visita foi intermediada pela Associação Empresarial (ACIC).

Desta vez dez alemães participaram de reuniões com empresários de Curitibanos e região além de terem realizado visitas em algumas empresas. O encontro aconteceu nestes dias 17 e 18 de outubro.

Em um dos momentos, na sede da ACIC, os alemães apresentaram os projetos quais esperam em breve implantar em Curitibanos em parceria com os empresários locais.

“Esta terceira visita constata a ideia e perspectiva de manter os contatos que iniciamos neste período e implantar uma sustentabilidade atrás. Trouxemos agora empresários focados na biomassa, geração de energia através do cavaco, e falamos ainda da questão do aterro sanitário (lixão). Estamos bastante próximos de uma possível realização de projetos com desenvolvimentos técnicos aqui. Ficamos mais uma vez satisfeitos com as discussões e encaminhamentos do encontro”, ressaltou o alemão Holger Hey.

Segundo Holger, as visitas anteriores foram importantes para focar junto aos empresários da Alemanha as áreas que poderiam receber investimentos e tecnologia daquele país, o que agora os deixam muito próximos de uma realização.

“Agora já começamos a intensificar a busca por financiamentos, tanto do lado alemão quanto do brasileiro. Estamos atualmente testando maneiras de financiamento que possibilitam acesso ao capital necessitado para estes investimentos. Quero crer que passada esta fase, dentro de um ano estaremos materializando estes projetos aqui”, finalizou Hey.

Os projetos ressaltados por Holger estão ligados especialmente no investimento em tecnologia de geração de energia, através de sistemas variados utilizando a matéria prima que aqui existe, mais focado na área madeireira (utilização do cavaco), além da possível utilização também do lixo (aterro sanitário).

“Estamos felizes. A parceria entre a ACIC e estes empresários, que iniciou tímida, se fortalece a cada dia. Tenho certeza que em breve bons frutos renderão para Curitibanos, região e até para o estado, já que através da nossa Associação, onde os contatos iniciaram, eles já estão abrindo conversas em outras regiões. Na visita de agora, por exemplo, eles participaram de um encontro junto a nossa Federação (FACISC), também no intuito de expandir parcerias em Santa Catarina”, comentou Amarildo Niles, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL).

O interesse dos alemães por Curitibanos surgiu em 2016 quando Amarildo, na época presidente da ACIC, acompanhado de seu vice-presidente, esteve na Alemanha para conhecer melhor o DEL, que nasceu em solo alemão e que começava a ser implantado em Curitibanos, através da Associação. Durante os encontros os curitibanenses trocaram informações da cidade com investidores da Alemanha, que por sua vez, mostraram-se interessados em conhecer com mais detalhes a cidade. A partir de então, um dossiê foi elaborado pela ACIC contendo diversas informações de Curitibanos e região e enviado aos alemães que, com base nesse documento resolveram conhecer a realidade in loco.

“O momento é especial. A concretização destes projetos é uma questão de tempo, especialmente porque percebemos o interesse destes empresários em investirem aqui, tanto que esta já foi a terceira visita, com certeza eles não estão vindo aqui para passeio. Sem dúvida é um momento especial para ACIC, mas acima de tudo para Curitibanos, porque o desenvolvimento de nossa cidade está em primeiro lugar”, comemorou Irene Sonda, presidente da ACIC.