Pra Vida - Empresários conhecem Projeto que prevê implantação de Biblioteca para o Curso de Medicina
Captação de R$1,5 milhão está autorizada através da Lei Rouanet.

A Associação Empresarial de Curitibanos (ACIC) apresentou no inicio deste mês, para empresários do município, o projeto que visa à captação de recursos, através da Lei Rouanet, para a implantação da Biblioteca Nilson Thomé, de Ciências da Saúde, no Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

O projeto propõe a criação de uma biblioteca comunitária na área de ciências da saúde prevendo a disponibilidade de infraestrutura necessária ao seu pleno funcionamento: aquisição de acervo, mobiliário e equipamentos, visando principalmente o futuro Curso de Medicina.

Além de diretores da ACIC o evento contou ainda com a presença de professores da UFSC.

Após ter o projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, agora ACIC, UFSC e Executivo Municipal, buscam empresas que se enquadram nos requisitos do edital para serem parceiras e bancarem o projeto e, consequentemente,  usufruírem dos benefícios fiscais concedidos pela Lei.

A captação tem que ser feita até 31 de dezembro deste ano e o valor autorizado é de R$ 1.590.062,39.

“Mais uma vez estamos felizes pela grande participação que tivemos dos nossos empresários. Acreditamos que conseguiremos parceiros para essa captação. Como sempre falamos, juntos somos mais fortes e objetivo final é um só, o desenvolvimento de nosso município, e sabemos que o Curso de Medicina irá contribuir em muito para isso”, comentou a Presidente da ACIC, Irene Sonda.

ACIC/UFSC TRABALHAM DESDE AGOSTO DE 2018 NO PROJETO

Tão logo foi dado o sinal verde para a implantação de Medicina em Curitibanos, a ACIC foi procurada no intuito de auxiliar financeiramente na compra do acervo literário que a biblioteca vai precisar quando o Curso iniciar. Tendo em vista a impossibilidade de bancar o alto valor, R$ 800 mil, a entidade se comprometeu em buscar alternativas. E após conversas com diretores e comissão pró-UFSC, foi elaborado, com colaboradores da FACISC e da UFSC, e inscrito um projeto junto ao Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet para tentar a captação do recurso. E a grande noticia veio no último dia 13 de março, quando foi publicado no Diário Oficial da União a aprovação do Projeto possibilitando a captação de R$ 1,5 milhão para a compra do referido acervo. Agora o desafio, é buscar as empresas do lucro real presentes em Curitibanos, que possam ser parceiras para bancarem o projeto.

O Resumo do Projeto Aprovado:

Propõe a criação de biblioteca comunitária na área de ciências da saúde prevendo a disponibilização de infraestrutura necessária ao seu pleno funcionamento: aquisição de acervo, mobiliário e equipamentos. A biblioteca a ser criada atenderá a comunidade local e universitária enquanto espaço cultural e de construção do conhecimento. Estará localizada no prédio do Centro de Educação Profissionalizante de Curitibanos Prof. Enori Pozzo (CEDUP), que já é utilizado pela Universidade, na região central da cidade de Curitibanos.