Pra Vida - ACIC apoia a candidatura de Curitibanos é sede da reitoria da FUnC
ACIC apoia a candidatura de Curitibanos é sede da reitoria da FUnC
A Universidade do Contestado, campus Curitibanos, criada em 1976 pelos poderes públicos municipais...

01/12/2009

A Universidade do Contestado, campus Curitibanos, criada em 1976 pelos poderes públicos municipais e mantida pelas próprias receitas de mensalidades e outros serviços, que fazia parte de cinco fundações e três núcleos, está passando por transformações e, a partir de janeiro de 2010, passará a ser uma fundação única, com um só CNPJ. A decisão foi tomada por necessidade administrativa e tem por objetivo promover a racionalização e otimização dos trabalhos.

A nova Fundação Universidade do Contestado (FUnC) será formada por quatro campi (Curitibanos, Canoinhas, Mafra e Concórdia) e dois núcleos (Porto União e Rio Negrinho), com nove mil alunos, 700 professores, 450 funcionários e um orçamento anual de R$ 65 milhões, superior ao orçamento anual da Prefeitura de Curitibanos, por exemplo, que gira em torno de R$ 48 milhões.

No dia 4 de janeiro, acontece a eleição do Conselho Curador e, a partir desta data, será definida a cidade sede que irá abrigar a reitoria da universidade. Com o nome de Curitibanos como candidato à sede, na última quarta-feira (25), no auditório da ACIC, o presidente da Associação Empresarial de Curitibanos Arnildo Gerhardt e os diretores da UnC campusCuritibanos Pedro Paulo Rodrigues, Carlos Eduardo Carvalho e Antonio Reinaldo Agostini apresentaram os futuros projetos da FUnC e a importância para Curitibanos em sediar a reitoria. A proposta foi apresentada à Administração Municipal, representada pelo prefeito Wanderley Agostini, secretária de Educação Cristina Ehrhardt, presidente da Câmara de Vereadores Sidnei Furlan, empresários, representantes de associações, clubes de serviços e imprensa.

Após a apresentação da nova Universidade do Contestado aos presentes, houve manifestações do prefeito Wanderley Agostini, afirmando o interesse em trazer para Curitibanos a reitoria e colocando a Administração como parceira para, junto a uma comissão, apresentar as potencialidades do município, desde a posição geográfica, aeroporto, instalação da UFSC, SENAI, CEDUP, visando tornar a cidade de Curitibanos um polo educacional. O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Curitibanos Cide Alfredo Fontana colocou os trabalhos da instituição à disposição e o empresário Ulysses Gaboardi Filho manifestou-se dizendo que, neste primeiro momento, a reitoria poderia instalar-se em salas no Edifício Gaboardi Master Center.

A partir desse reunião, ficou decidida a elaboração de um documento com assinaturas da classe organizada de Curitibanos, apontando o interesse de trazer a reitoria ao município.  A comissão formada poderá apresentar ao Conselho Curador para indicar Curitibanos para a sede da reitoria.