Pra Vida - Presidente e Executiva discutem desenvolvimento das regiões Meio Oeste e Planalto Serrano

15/03/2010

Quase quarenta líderes empresariais das regiões planalto serrano e meio oeste ligados às associações empresariais discutiram o desenvolvimento econômico das cidades que compõe a serra e meio oeste catarinense. A Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense sediou a reunião que aconteceu na quarta-feira, 3/3, na Associação Atlética da Copercampos.

O presidente da Acircan, Lucas Chiocca, agradeceu a presença de todos e falou sobre o trabalho da entidade. “Temos feito um trabalho árduo na Acircan com as soluções empresariais, núcleos setoriais e atendimento aos associados. Conseguimos aumentar em um ano de 89 para 173 associados. Queremos tornar ainda mais nossa entidade conhecida e forte. Atuamos também forte na luta pelos interesses dos empresários e da sociedade de Campos Novos”, explicou Chiocca. Ele ressaltou que a maior luta da entidade no momento é pela segurança pública. “Campos Novos está passando por uma série dificuldade. Já buscamos ajuda com as autoridades e precisamos a ajuda da Facisc”.

Durante a reunião cada representante das associações empresariais presentes apresentou um breve relato sobre a sua entidade. O diretor executivo da FACISC, Gilson Zimmermann também apresentou o mapa estratégico da Federação. “Este é o planejamento da FACISC para os próximos anos e não apenas para uma gestão”, ressaltou.

As condições das estradas da região foi um dos temas mais discutidos. O presidente da Aciaf de Fraiburgo, Roland Brandes, falou sobre a situação de várias rodovias, entre elas, a SC- , rodovia que liga os municípios de Videira, Tangará, Pinheiro Preto e Ibiam a BR-282 em Campos Novos, que está em péssimas condições, e foi uma das estradas mais utilizadas para chegar ao evento. “É um festival de buracos que não tem fim”, reclamou o presidente. O empresário também falou de outros trechos de rodovias da região. “As estradas são a única forma de escoar nossa produção e se em boas qualidades podem atrair novos investimentos para a região”.

A falta de energia elétrica e a má qualidade do fornecimento foi outro tema discutido. O presidente de Tangará, José Nilton Everling, explicou que a cidade não consegue ter mais empreendimentos e que os atuais já estão com sérios problemas. “Desta forma não tem como crescer”, reclamou.

O vice-presidente regional, Luis Spuldaro, que coordenou a reunião, lembrou a todos que 2010 é um ano eleitoral. “Temos que aproveitar este ano para estar mais envolvidos. Precisamos estar mais presentes nas nossas entidades e nossas entidades mais envolvidas na Facisc. Temos que nos unir e mostrar a nossa força para ter mais representatividade”.

Spuldaro sugeriu a criação de uma diretoria na regional Meio Oeste. Os presentes ficaram de levar os assuntos para suas entidades e enviarem ao vice-presidente sugestões de nomes para serem nomeados para o cargo.

A próxima reunião acontecerá na cidade de Curitibanos em julho e em outubro na cidade de Joaçaba.

Fonte: FACISC