Pra Vida - Boa Vista: recuperação de crédito recua 2,7% em 2019
Boa Vista: recuperação de crédito recua 2,7% em 2019
Embora queda na inadimplência, recuperação de crédito segue lenta

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou avanço de 4,8% em dezembro contra novembro, já descontados os efeitos sazonais. No ano de 2019, o indicador fechou com queda de 2,7% em relação a 2018. Já em relação ao mesmo mês do ano passado houve alta de 1,9%.

Se, por um lado, o indicador de registros de inadimplência vem apresentando queda em 12 meses, sugerindo que boa parte dos consumidores ainda estão conseguindo manter em dia o pagamento de novas dívidas, por outro lado, apesar do avanço nos últimos meses, o indicador de recuperação também segue negativo nesta base de comparação (-2,7% em dezembro), mostrando a dificuldade que os consumidores com dívidas em atraso encontraram para reequilibrarem sua situação financeira e saírem do cadastro de inadimplentes ao longo de 2019. Entre os principais fatores por trás desta dificuldade, é possível apontar os elevados níveis de desocupação e subutilização da mão de obra e o fraco crescimento da renda.

Na comparação mensal, por sua vez, o indicador de recuperação avançou novamente. Após alta em julho, o indicador recuou em agosto, mas voltou a subir nos quatro últimos meses, para o que ainda pode ter colaborado no mês o resgate dos recursos do FGTS, em grande parte dos casos utilizados pelos consumidores para o pagamento de dívidas atrasadas – de acordo com pesquisa da Boa Vista, 56% dos que fariam o saque do FGTS utilizariam o dinheiro para pagar as contas, sendo que 42% iriam pagar as atrasadas e 14% as contas que estavam em dia.

Favorece também o aumento da recuperação a redução das taxas de juros, que abre oportunidades aos consumidores de renegociação das dívidas atrasadas.

Fonte: Boa Vista