Pra Vida - Facisc apresenta Programa DEL na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Estadual
Curitibanos é uma das cidades que conta com o DEL

Pensado inicialmente como um modelo de gestão para contribuir com o desenvolvimento local, o DEL ganhou visibilidade e chegou ao conhecimento do executivo estadual.

Visando futuras parcerias no âmbito estadual, o superintendente institucional da Facisc, Gilson Zimmermann, acompanhado dos consultores, Osmar Vicentin e Andreas Dohle, e do assessor de desenvolvimento do município de Gaspar e integrante do Cejesc, Eduardo Pedrini, estiveram com o secretário de desenvolvimento, Lucas Esmeraldino e o chefe de gabinete da secretaria de desenvolvimento, Willian Máximo, e apresentaram o programa para formalizar futura parceria.

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), desenvolvido pela Facisc, já é aplicado em 22 cidades e reúne parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais que trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico das regiões.

A proposta é que, com a formalização da parceria estadual, seja possível, entre outros aspectos, desenhar uma política de desenvolvimento que fortaleça e amplie o desenvolvimento dos municípios, criar um processo de integração das autarquias, permitir a formatação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico Estadual, e realizar o Fórum DEL Estadual. “Para o DEL crescer nos municípios precisamos ultrapassar algumas barreiras estaduais e a efetivação da parceria permitiria criar uma plataforma de diálogo para este objetivo”, ressalta o consultor Osmar Vicentin.

EM CURITIBANOS

No município o Programa foi iniciado pela ACIC. Executado há mais de dois anos, o DEL já tem a parceria de várias entidades e instituições, além do poder público (prefeitura). Ao longo destes anos, alguns projetos que nasceram no Del já foram implantados no município.

Neste ano de 2020 os trabalhos terão inicio a partir da segunda quinzena deste mês de fevereiro e a expectativa é que novos projetos sejam discutidos e executados na cidade.

Fonte: FACISC/ACIC