Pra Vida - Facisc promove Seminário Internacional sobre a gestão de resíduos sólidos
Facisc promove Seminário Internacional sobre a gestão de resíduos sólidos

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) promove nesta quarta-feira (16), o Seminário Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos. O evento faz parte da diretriz de sustentabilidade da entidade e já acontece há vários anos de forma presencial. Esta será a primeira edição que acontecerá de forma on line através da plataforma Zoom.

A Facisc e os Centros de Profissionalização das Associações Empresariais da Baviera (bbw), realizarão no dia 16, o seminário sobre o tema Gestão de Resíduos.

O engenheiro alemão, Martin Wahl da bbw gGmbH, falará sobre exemplos práticos para a gestão e a redução de resíduos sólidos com a apresentação do case da cidade de Hof. “A Gestão de Resíduos Sólidos na Alemanha é um exemplo para o mundo e trazemos este caso de sucesso para disseminar as boas práticas em Gestão de Resíduos em Santa Catarina e no Brasil”, explica o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves. O evento faz parte das ações de parceria entre a Facisc e as entidades alemãs envolvidas no Programa DEL Turismo.

O Programa DEL

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lançou em 2012 no município de Fraiburgo o Programa Desenvolvimento Econômico Local (Programa DEL), atendendo a demanda de associações filiadas e diversas prefeituras catarinenses de promover um programa específico para o desenvolvimento econômico local de pequenos e médios municípios. Os bons resultados, obtidos em diversos lugares nos primeiros anos do Programa, chamaram atenção de outras federações empresariais e hoje 30 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo participam dos Programas DEL e DEL Turismo.

O Programa DEL Turismo

Motivado pelos sucessos encontrados no Sul do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN) aderiu como terceiro parceiro em 2017 ao Programa DEL. O SENAC RN adaptou a metodologia às necessidades de muitos municípios potiguares e lançou em 2018 o Programa DEL Turismo, uma solução para municípios que têm o turismo como principal fonte de renda ou pretendem fortalecer esse setor de sua economia.

Por FACISC